A Semana das Pescas dos Açores arrancou ontem, 4 de Abril, com uma homenagem ao histórico governante Adolfo Lima, secretário com a tutela do sector nos executivos de João Bosco Mota Amaral.
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou o retomar da Semana das Pescas, que regressou após um interregno de 17 anos, destacando o “prestígio” dos convidados e oradores e lembrando que este fórum distingue os Açores também a nível nacional e internacional.
“Em nome da açorianidade e da autonomia”, José Manuel Bolieiro deixou uma palavra de “gratidão” ao responsável, lembrando a sua visão para o sector das pescas e o “reconhecido prestígio” do seu pensamento e das suas acções políticas.
O presidente do Governo lembrou Adolfo Lima como um responsável político “sempre à frente” dos demais, evocando ainda a “coragem e determinação” na “abertura dos Açores ao Mundo” e no dar a conhecer, além-fronteiras, o mar e os recursos da região.
Na sua intervenção, Bolieiro, falando na Sociedade Amor da Pátria, no arranque de quatro dias de trabalho da Semana das Pescas, acrescentou que “é uma enorme alegria poder estar aqui nesta icónica instituição da cidade da Horta e dos Açores para reactivar um evento, um fórum, que distingue os Açores”.
“Palavra dita, palavra honrada”, acrescentou ainda, lembrando que o reactivar do evento foi um compromisso assumido pelo XIII Governo Regional dos Açores.
“Caso de estudo”
José Manuel Bolieiro deixou ainda uma referência à região como um “caso de estudo” na sustentabilidade do sector das pescas e na protecção da biodiversidade, lembrando o programa Blue Azores, que tem em vista chegar à meta dos 30% das Áreas Marinhas Protegidas no Mar dos Açores, com pelo menos 15% de área totalmente protegida.
“Quero deixar estas reflexões como pensamentos para o futuro, mas que receberam o impulso do doutor Adolfo Lima”, acrescentou o presidente do Governo.
Os trabalhos da Semana das Pescas, que decorrem até ao final de quinta-feira e se centram na cidade da Horta, embora passem também pela Ilha do Pico, incluem conferências, debates e visitas.
Adolfo Lima
Adolfo Lima nasceu em 12 de Março de 1941, em Angra do Heroísmo. Estudou na Escola Superior de Medicina Veterinária e exerceu a sua primeira actividade como médico veterinário, tendo sido também gestor e político.
Foi adjunto do secretário de Estado do Fomento Agrário e do Ministro da Agricultura e Pescas, presidente da Comissão Instaladora do Instituto Nacional do Leite, Subdirector Geral do Gabinete de Planeamento do Ministério da Agricultura e Pescas, secretário Regional de Agricultura e Pescas dos II, III, IV, V e VI Governos dos Açores, vice-presidente e presidente da Comissão Internacional para a Conservação do Atum no Atlântico e Secretário Executivo da mesma.
Agricultura e Mar