Início / Agenda / InovSea debate agenda estratégica da Economia do Mar na Figueira da Foz

InovSea debate agenda estratégica da Economia do Mar na Figueira da Foz

O projecto InovSea, que tem como objectivo potenciar a inovação nas pequenas e médias empresas (PME) que integram a economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho, volta a juntar especialistas na Economia do Mar para as terceiras jornadas do projecto promovido pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).

A próxima Jornada de Inovação #3 – Competir vai decorrer, no próximo dia 12 de Abril, no Malibu Foz Hotel, na Figueira da Foz, terminando com um almoço debate com uma intervenção de Manuel Tarré, presidente do Conselho Estratégico da Economia do Mar da CIP — Confederação Empresarial de Portugal. O foco desta sessão é a Competitividade.

Pode acompanhar o evento online, mas com inscrição obrigatória, aqui.

O programa tem um painel de especialistas em Economia do Mar e em Mecanismos de Financiamento à competitividade das PME, contando com a presença de Sophie Patrício, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Carla Leal, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Conceição Carvalho, da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Jorge Brito, da CIM Coimbra, cujas intervenções serão de grande relevância para todos os participantes.

”Vamos contar ainda com a participação de Jaime Quesado, economista e especialista em inovação, que nos vai trazer uma abordagem muito assertiva em relação à necessidade da criação de um quadro competitivo da economia do mar, em que Portugal tem que passar a integrar efectivamente as Redes Internacionais de Excelência e Competitividade”, afirma Nuno Lopes, Presidente da ACIFF.

E realça: “não há dúvida de que só sobrevive ao desafio global quem souber consolidar mecanismos de sustentabilidade estratégica de valor e aqui os actores do conhecimento no nosso território têm que apresentar dinâmicas de posicionamento” .

Potenciar redes de inovação e cooperação empresarial

O #3 – Competir pretende explorar e potenciar as redes de inovação e cooperação empresarial e inter-organizacional na promoção da competitividade, juntando empresas das várias fileiras do sector da Economia do Mar em jornadas de inovação, animadas por especialistas, entidades do sistema científico e tecnológico, casos de estudo e responsáveis nacionais pela promoção da inovação.

“A estratégia costeira pretende promover a competitividade das principais cadeias de valor que utilizam o mar e os seus recursos, como forma de potenciar a geração de valor e emprego qualificado, a inovação no sector e a sua valorização através do incremento da cooperação e incorporação das novas capacidades e competências,” refere Manuel Cunha, presidente da AEVC.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende mais de 4 toneladas de polvo em entreposto frigorífico em Coimbra

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de 4 toneladas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.