Início / Agenda / Scianema promove primeiro festival de cinema sobre oceanos

Scianema promove primeiro festival de cinema sobre oceanos

A primeira edição do Scianema Festival, organizado pela Sciaena – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação, realiza-se de 18 a 22 de Fevereiro, em Faro e a entrada é livre.

Com uma programação composta por 16 documentários dedicados aos oceanos, debates e actividades de educação ambiental, o festival tem como objectivo encorajar, inspirar e consciencializar o público para a protecção dos mesmos.

A mostra conta com duas estreias no Algarve: os documentários Sandgrains e The Lubejob, que abordam temas particularmente relevantes para os algarvios. Sandgrains, filmado em Cabo Verde, fez parte da selecção de diversos festivais de cinema e mostra os impactos locais da pesca industrial. The Lubejob aborda um tema ainda mais actual para o Algarve: a exploração de petróleo. Outros temas abordados são as pescas e a Política Comum das Pescas (The End of The Line), as iniciativas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) na região do Algarve (filmes FARNET) ou a questão dos animais marinhos em cativeiro (The Cove), entre outros.

Para além dos filmes e debates, a Sciaena, em parceria com a APA, dinamizará actividades dirigidas a crianças e famílias que pretendem incentivá-las a terem um papel activo na conservação dos oceanos, em particular sobre o lixo marinho.

Debate após exibição do filme

Acontecendo, durante cinco dias, em diversos locais da capital algarvia: Universidade do Algarve (UAlg), Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) de Faro, Escola Básica Ilha do Ancão, Escola Secundária Pinheiro e Rosa e Centro Náutico Praia de Faro, as sessões são temáticas e incluem debate após exibição do filme, facilitando a comunicação científica sobre o mundo marinho e promovendo a discussão aberta entre investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados.

“Depois de uma edição bem sucedida em Faro, em 2013, do Beneath the Waves Film Festival, a Sciaena começa a desenvolver um formato próprio de festival de modo a torná-lo menos limitado, mais adaptado às realidades nacionais e uma das muitas iniciativas regulares da associação. Desta forma, com base na experiência adquirida anteriormente, pretendemos mostrar em Portugal uma selecção de documentários dedicados aos oceanos, com o objectivo de encorajar, inspirar, consciencializar e promover o seu livre acesso não só a especialistas mas também ao público em geral”, refere Gonçalo Carvalho, da Sciaena.

Esta edição conta com a parceria da Universidade do Algarve, do Instituto Português de Desporto e Juventude, do Cineclube de Faro, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Plataforma Algarve Livre de Petróleo e da Erasmus Social Network.

Programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.