As Brigadas de Sapadores Florestais do Alto Alentejo “continuam empenhadas nos trabalhos de prevenção na floresta”, no âmbito da preparação do período crítico de incêndios, que oficialmente decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro.
Segundo uma nota de agenda da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte Sôr, Hugo Pereira Hilário, com recurso a maquinaria pesada, as duas Brigadas de Sapadores Florestais estão a “desenvolver trabalhos de silvicultura preventiva, nas faixas de gestão de combustíveis associadas à rede primária de defesa da floresta contra incêndios, assim como, no perímetro dos aglomerados populacionais com risco elevado”.
A gestão de combustível realizada em locais estratégicos tem como principal objectivo criar descontinuidades que dificultem a propagação de incêndios, contribuindo para a protecção de pessoas e bens acrescenta a mesma nota.
À semelhança dos anos anteriores, as duas Brigadas de Sapadores Florestais integram o Dispositivo Especial de combate a Incêndios Rurais (DECIR 2021), durante o período crítico de incêndios.
A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades.
Agricultura e Mar Actual