Início / Agricultura / Sapadores Florestais do Alto Alentejo apostam na prevenção durante o período crítico de incêndios rurais

Sapadores Florestais do Alto Alentejo apostam na prevenção durante o período crítico de incêndios rurais

As Brigadas de Sapadores Florestais do Alto Alentejo “continuam empenhadas nos trabalhos de prevenção na floresta”, no âmbito da preparação do período crítico de incêndios, que oficialmente decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro.

Segundo uma nota de agenda da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte Sôr, Hugo Pereira Hilário, com recurso a maquinaria pesada, as duas Brigadas de Sapadores Florestais estão a “desenvolver trabalhos de silvicultura preventiva, nas faixas de gestão de combustíveis associadas à rede primária de defesa da floresta contra incêndios, assim como, no perímetro dos aglomerados populacionais com risco elevado”.

A gestão de combustível realizada em locais estratégicos tem como principal objectivo criar descontinuidades que dificultem a propagação de incêndios, contribuindo para a protecção de pessoas e bens acrescenta a mesma nota.

À semelhança dos anos anteriores, as duas Brigadas de Sapadores Florestais integram o Dispositivo Especial de combate a Incêndios Rurais (DECIR 2021), durante o período crítico de incêndios.

A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.