O Santander vai plantar 10.000 árvores ao longo dos 18 distritos do País e das duas regiões autónomas. O banco substituiu este ano as árvores de natal artificiais por pequenas árvores naturais, que serão depois plantadas em várias regiões.
As árvores estão expostas em balcões e nos serviços centrais do banco e incluem várias espécies, como azevinhos, carvalhos, pinheiros bravos e mansos, sobreiros e castanheiros.
Anefa selecciona plantas
A selecção do tipo de plantas e dos locais de plantação foi feita pela ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente – juntamente com as câmaras municipais e as juntas de freguesia. Serão depois plantadas pelos escuteiros, sapadores florestais e alunos das escolas locais de cada distrito. No caso das árvores dos serviços centrais, serão plantadas na Mata do Buçaco pelos colaboradores do Santander.
Com esta iniciativa, o Santander pretende “celebrar a época do Natal de uma forma mais sustentável e impactar positivamente a sociedade com uma acção que irá beneficiar todas as comunidades locais”.
Em 2019, o Santander foi reconhecido como o banco mais sustentável do Mundo, no âmbito do Dow Jones Sustainability Index.
Em Portugal, o Santander tem vindo a “efectuar um esforço de redução dos consumos de água, energia e papel, bem como de emissões nos seus edifícios, promovendo ainda várias campanhas de sensibilização ambiental e eventos relacionados com a sustentabilidade junto dos seus colaboradores e clientes”, refere um comunicado do banco.
Agricultura e Mar Actual