Já está disponível o Relatório de Sustentabilidade do Santander Totta relativo a 2014, ano em que o banco investiu 5,6 milhões de euros em matéria de Responsabilidade Social. O relatório reflecte as acções desenvolvidas pelo banco ao longo do ano.
“Queremos ser o melhor banco comercial, que obtém a confiança e lealdade dos nossos clientes, colaboradores, accionistas e da sociedade. Para isso, queremos tornar o banco mais simples, próximo e justo para todos os nossos stakeholders”, afirma o presidente executivo do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro.
“O Santander Totta pretende ser um banco responsável e comprometido com a comunidade, desenvolvendo a sua actividade com a preocupação de contribuir para o progresso económico e social. Neste enquadramento, definiu uma política de responsabilidade social e ambiental assente em quatro eixos: apoio ao ensino superior, protecção do meio-ambiente, acção social e gestão de risco ambiental e social”, refere o banco em comunicado.
O impulso ao ensino superior, à investigação e ao conhecimento continua a ser “a principal marca da identidade de responsabilidade social do Santander Totta, com 90% do investimento a ser dedicado a esta área. O banco continua a alargar os seus convénios com instituições de ensino superior portuguesas, tendo actualmente mais de 45 acordos, através dos quais apoia importantes iniciativas para a comunidade universitária”, realçam os responsáveis pelo Santander.
E exemplifica: é o caso do Programa de Bolsas de Estágios, que o banco lançou em 2014, e que vai proporcionar a 1.500 jovens realizar um estágio remunerado numa pequena e média empresa (PME), nos próximos três anos.
O Santander Totta organizou também conferências sobre emprego nas universidades, de forma a ajudar os estudantes a encontrar o primeiro emprego. Na construção de infra-estruturas de Ensino Superior, o banco anunciou a sua participação como founding partner do novo Campus da NOVA SBE.
Quanto à gestão ambiental, diz o banco que “é vista como um pilar fundamental da estratégia de sustentabilidade”, que assume “um papel de facilitador e catalisador de soluções mais amigas do ambiente e de uma economia mais verde. Para isso, adopta há vários anos uma política rigorosa de controlo e redução dos consumos, que se consubstancia em 2014 numa redução de 14% nas emissões de CO2, de 33% no consumo de electricidade e de 27% de água face a 2010”.
Em 2014, o edifício central do Banco Santander Totta, em Lisboa, foi premiado pela sua eficiência energética, no âmbito dos Prémios EDP Energia Eléctrica e Ambiente, que visam distinguir os projectos que mais contribuem para a redução de consumos energéticos. No ano passado, iniciaram-se as obras de ampliação do edifício, que irá permitir receber mais 800 colaboradores em 2016.
O Banco mantém também uma actuação activa na área de solidariedade social, através da intervenção em várias iniciativas sociais, algumas das quais com a participação de colaboradores voluntários do banco. Foi o caso do programa com a Junior Achievement, através do qual 80 colaboradores deram aulas em várias escolas do ensino público sobre temas relacionados com empreendedorismo, economia e literacia financeira.
Agricultura e Mar Actual