Início / Apoios e Oportunidades / Santander Totta apoia European Innovation Academy na criação de startups tecnológicas

Santander Totta apoia European Innovation Academy na criação de startups tecnológicas

O maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa, a European Innovation Academy (EIA), realiza-se este ano pela primeira vez em Portugal. A Academia tem lugar entre 16 de Julho e 4 de Agosto e tem como objectivo criar startups tecnológicas líderes de mercado.

Em Portugal, a EIA estabeleceu uma parceria com o Banco Santander Totta, que será o parceiro exclusivo junto das instituições de Ensino Superior Portuguesas e na área financeira. Inês Oom de Sousa, administradora do Banco Santander Totta, explica que “o banco quer estar na linha da frente de projectos inovadores, pelo que fazia todo o sentido associar-se a uma iniciativa com a magnitude da European Innovation Academy”. E acrescenta que “é preciso trazer para Portugal novas ideias, cultivar competências empreendedoras e um novo dinamismo em termos de negócios, pois só assim podemos trazer valor acrescentado ao nosso País”.

A European Innovation Academy (EIA) foi apresentada hoje, 23 de Março, no edifício central do Banco Santander Totta, contando com a presença do presidente da EIA, Alar Kolk.

A EIA estabeleceu igualmente parcerias com a Câmara Municipal de Cascais, a Universidade Nova de Lisboa e o Beta-i. Para já, vai instalar-se no Centro de Congressos do Estoril, mas no futuro irá funcionar no novo Campus de Carcavelos da Nova, do qual o Banco Santander Totta é fundador.

Criar 50 projectos

A EIA é um programa de empreendedorismo, que reúne os melhores estudantes universitários de conceituadas universidades americanas, asiáticas e europeias. O programa contará com 400 participantes, de 63 nacionalidades, oriundos de 40 Universidades. Tem a participação de aceleradoras de Silicon Valley e é desenvolvido em colaboração com instituições de topo, como a UC Berkeley, a Stanford University e a Google.

Os estudantes formam equipas de empreendedores, sendo enquadradas num ecossistema multicultural constituído por formadores, mentores e empresas de capital de risco. O objectivo é, em três semanas, criar 50 projectos de diferentes áreas – smart devices, big data, IoT, 3D printing e aplicações web – que possam ser apresentadas aos investidores que estarão em Portugal para esse efeito.

São três semanas de trabalho intensivo, que incluem o desenvolvimento de protótipos, a angariação de clientes e a realização de um pitch para funding. O programa contará também com a participação de 50 oradores internacionais, entre professores, investidores e mentores.

A relação com o Ensino Superior continua a ser a “grande prioridade da política de Responsabilidade Social Corporativa do Santander Totta que, através do Santander Universidades, colabora actualmente com cerca de 50 instituições de Ensino Superior portuguesas. Em 2016, o banco investiu 6,8 milhões de euros em actividades relacionadas com responsabilidade corporativa, entre os quais 5,9 milhões directamente no Ensino Superior em Portugal”, afirma um comunicado do banco.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.