Início / Agricultura / Capoulas Santos quer “máximo consenso” da Reforma da Floresta no Parlamento

Capoulas Santos quer “máximo consenso” da Reforma da Floresta no Parlamento

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, diz que dos 10 diplomas que o Governo aprovou no Conselho de Ministros, realizado na passada terça-feira, sobre a Reforma da Floresta, “cinco irão a parlamento para procurar o máximo consenso, porque se há matéria que justifica uma amplo consenso nacional é a reforma da nossa floresta”.

Capoulas Santos, que falava durante a visita à 50ª AGRO – Feira INternacional de Agricultura, em Braga, que arrancou ontem, 23 de Março, defendeu que o pacote de medidas na área florestal aprovado na terça-feira pelo Governo “é para uma geração”, realçando a importância do “máximo consenso possível” sobre aquela reforma.

“É uma reforma para uma geração, é uma reforma para o País, não é uma reforma de um Governo ou de um partido”, afirmou o ministro. O governante explicou que a floresta é um “activo enorme” de Portugal mas que “não está suficientemente aproveitado”, pelo que corre riscos. “Porque não está aproveitado, está sujeito a doenças e a incêndios, que cada vez destroem mais este património”, disse, salientando a importância da união em torno da floresta.

Diminuição da área florestal

Capoulas Santos mostrou-se ainda preocupado com a diminuição de área florestal, lembrando que “Portugal foi o único Estado-membro da União Europeia que nos últimos 15 anos perdeu área florestal”. Por isso, referiu que “todos [os diplomas aprovados] em conjunto contribuirão para que no futuro haja uma floresta mais amiga do ambiente, economicamente mais produtiva, geradora de emprego e sobretudo reduzir tanto quanto possível o flagelo dos incêndios florestais”.

A 50ª edição da Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação arrancou quinta-feira, dia 23 de Março, no Parque de Exposições de Braga, e prolonga-se até ao dia 26. O certame, organizado pela InvestBraga, é o mais importante do sector primário da região do Norte do País e da Galiza e conta com uma programação especial comemorativa pelas 50 edições.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

Partilhar              A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia Internacional do Animal Abandonado que se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.