A APIC — Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes realizou o seu seminário anual, este ano, sob o título ”Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela Saúde do Planeta”, no dia 13 de Setembro de 2024, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. E recebeu a participação do médico veterinário espanhol Juan Pascal com a apresentação do livro, em português, “Ser Omnívoro: pela Tua Saúde e a do Planeta”.
No evento, Juan Pascal referiu que “a carne tem nutrientes únicos e são absorbidos pelo homem de maneira muito mais efectiva que os nutrientes oriundos dos produtos vegetais”. Mas, no seu livro é ainda mais directo e claro: “a menos que consumamos as nossas próprias fezes ou as de outras pessoas, a única forma de obter vitamina B12, é através do consumo de produtos animais, uma vez que este nutriente só pode ser encontrado nos tecidos animais”.
“É por isso que o veganismo é um movimento relativamente recente, porque, apesar de existirem vegetarianos desde a antiguidade, era impossível ser vegano sem suplementos artificiais de vitamina B12, muitas vezes obtidos através da modificação genética das bactérias que a produzem. Processo este que, sem dúvida, também gera emissões”, acrescenta o autor no seu livro.
A obra, em português, já está à venda e pode ser adquirido através da página de Internet da APIC, aqui.
O custo do livro é de 25,00€ +IVA + portes para associados e de 29,99€ +IVA + portes para não associados.
Agricultura e Mar