Início / Agricultura / Sabe qual a qualidade da sua cortiça? Antecipe a negociação e peça uma amostragem à ACHAR
Foto: Apcor

Sabe qual a qualidade da sua cortiça? Antecipe a negociação e peça uma amostragem à ACHAR

Conhece a qualidade da sua cortiça? Sabe que, de forma a poder antecipar a negociação da sua cortiça, pode solicitar amostras de cortiça com 8 anos? Pois este é um dos serviços disponibilizados pela ACHAR – Associação dos Agricultores de Charneca.

Com base nos modelos de crescimento existentes, é possível estimar o crescimento que a cortiça terá dos 8 para os 9 anos. Se pretende saber a qualidade da cortiça que vai extrair este ano, contacte a Associação, pois ainda pode efectuar a amostragem para avaliação da qualidade.

Método de recolha

Explica fonte institucional da Associação dos Agricultores de Charneca que no campo, em cada parcela, são recolhidas 5 calas. A numeração dos sobreiros a amostrar por parcela é constante, ou seja à parcela 1 correspondem as árvores 1 a 5, à parcela 4 correspondem as árvores 16 a 20, …

No gabinete, as calas são aparadas e medidas, cozidas em água a 100 ºC por 1 hora e voltam a ser medidas para determinar o aumento percentual após cozedura.

A classificação é efectuada através da avaliação da homogeneidade e da presença de defeitos. Uma prancha de cortiça pode ser classificada em 7 qualidades, designadas por: 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª e Refugo.

A sua classificação qualitativa tem em consideração a presença e intensidade de dois tipos de defeitos: os que são intrínsecos ao processo de formação da cortiça (por exemplo a porosidade e o verde, entre outros) e os que são provocados por agentes exteriores (insectos como a formiga e a cobrilha).

Os resultados serão entregues num relatório onde consta, entre outra informação, a % de cortiça rolhável, delgada e para granular e o valor médio da cortiça, com base no valor actual de mercado.

Para mais informações, contacte a ACHAR através do email charneca@achar.pt ou do telefone 249 760 041.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.