A Reserva Natural do Paul do Boquilobo comemora, na próxima segunda-feira, dia 24 de Junho, o seu 44º aniversário, e assinala a data dando a conhecer o seu património natural com um fórum comemorativo. O dia conta com actividades que incluem saídas de campo, debates e acções de sensibilização, promoção e valorização desta área classificada como Reserva da Biosfera.
A iniciativa é dedicada à sensibilização ambiental desta área protegida, visando a partilha pedagógica de experiências com a comunidade e, em simultâneo, o desenvolvimento de actividades sobre os valores naturais desta importante Reserva Natural, realça uma nota de agendo do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A Reserva Natural do Paul do Boquilobo acompanha um troço do Rio Almonda, que nasce na Serra de Aire e desagua na margem direita do Tejo, constituindo uma zona húmida com características de paul, inundada sazonalmente pelo transbordo do Almonda e do Tejo.
Esta área foi classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera em 1981, tendo sido a primeira área portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Trata-se do maior ecossistema aquático nacional representativo de zonas húmidas interiores, acrescenta a mesma nota.
As aves constituem o seu principal valor, razão da sua classificação como Reserva Natural desde 1980. Alberga uma importante colónia de garças, de colhereiros e outras espécies vindas em parte do continente africano e recebe significativas populações de anatídeos (patos, gansos e cisnes) do Norte da Europa. É ponto importante nas migrações outonais de passeriformes e outras aves e nela ocorrem ou nidificam algumas espécies raras em Portugal e na Europa.
As actividades são de participação gratuita, podendo o programa ser consultado aqui.
O evento resulta de uma parceria entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os municípios de Torres Novas e Golegã, OngaTejo, IPT, L-Tour, OPExCATer e a Coudelaria Rita Cotrim.
Agricultura e Mar