A Repsol ultrapassará as 600 estações de serviço com combustível 100% renovável, até final de 2024, na Península Ibérica. A empresa multi-energética “acelera, assim, o seu compromisso com os combustíveis renováveis, com um ambicioso objectivo de expansão da rede de postos de abastecimento nessa região”.
Actualmente, a Repsol fornece combustível 100% renovável em mais de 60 estações de serviço nas principais cidades e corredores de transporte da Península Ibérica, refere um comunicado de imprensa da empresa adiantando que com 46 postos em Espanha e 15 em Portugal, ultrapassa a meta estabelecida em Maio do ano passado, quando inaugurou as primeiras estações em Madrid, Barcelona e Lisboa, tornando-se o primeiro grupo espanhol a oferecer combustível 100% renovável.
Adicionalmente, a Repsol lançou um novo projecto piloto em três estações de serviço com gasolina 100% renovável, na cidade de Madrid (Hipódromo, Arturo Soria e Herrera Oria), procurando expandir a sua gama de produtos renováveis.
Em Portugal, a empresa oferece esta solução de combustível nas seguintes estações: Alcochete, Antuã, Vila Nova de Gaia, Vila Nova da Rainha, Grândola A e B, 2.ª Circular Aeroporto N-S, 2.ª Circular Benfica Estádio, Canal Caveira, Coina, Ermesinde, São João da Batalha, Condeixa, Santa Iria da Azóia e Padrão Moreira.
Os combustíveis renováveis desempenham um papel crucial na estratégia da Repsol para acelerar a redução de emissões no transporte, visando atingir a meta de se tornar uma empresa com zero emissões líquidas, até 2050. A principal vantagem reside na sua aplicabilidade em todos os veículos sem a necessidade de modificação nos motores ou infra-estruturas de distribuição já existentes, acrescenta o mesmo comunicado.
Gasolina 100% renovável
A produção de gasolina 100% renovável apresenta desafios devido aos processos industriais em constante evolução. A equipa de investigadores do Repsol Technology Lab, com mais de duas décadas de experiência no design de gasolina de competição para a MotoGP, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento deste combustível inovador.
“O novo combustível é fabricado a partir de resíduos provenientes de diversas fontes, incluindo biomassa, indústria agroalimentar e óleos alimentares usados. Essa abordagem inovadora não apenas contribui para a produção de um combustível mais sustentável, mas também destaca a capacidade da Repsol de transferir a sua expertise de sectores de alta performance para soluções práticas e ambientalmente conscientes”, refere o mesmo comunicado.
Para Valero Marín, director geral de cliente da Repsol, “este novo objectivo de mais de 600 postos de abastecimento com combustíveis renováveis demonstra o compromisso da Repsol em expandir as opções de tecnologia sustentável para a mobilidade, ajudando os utilizadores a escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades. As nossas estações de serviço estão preparadas para fornecer qualquer tipo de energia necessária à mobilidade dos nossos clientes, e queremos continuar a ser o seu parceiro de viagem, independentemente de utilizarem um carro eléctrico, um veículo com combustível renovável ou a gás”.
Agricultura e Mar