Início / Agricultura / Rendimento da actividade agrícola cresce 12,9% em 2016 com apoios a aumentarem 71%

Rendimento da actividade agrícola cresce 12,9% em 2016 com apoios a aumentarem 71%

A produção agrícola desceu em 2016, tendo diminuído o Valor Acrescentado Bruto do sector em 8,9%. Mas, o aumento, em 71,2%, dos subsídios à produção ajudaram ao aumento do rendimento dos agricultores.

A segunda estimativa das Contas Económicas da Agricultura (CEA) para 2016, elaborada com dados disponíveis até 31 Janeiro 20172, aponta para uma diminuição da produção do ramo agrícola em termos nominais (variação de -3,5%) resultado, essencialmente, do decréscimo em volume (-5,8%), uma vez que os preços registaram um aumento (+2,1%).

Segundo o boletim de Estatísticas Agrícolas do Instituto nacional de Estatísticas (INE), publicado hoje, 20 de Julho, o consumo intermédio apresentou um decréscimo mais moderado (-0,7%), como resultado de uma diminuição em volume (-1,4%) e de um aumento dos preços (+0,8%). A evolução do VAB foi negativa, estimando-se em termos reais uma contracção de 13,1%.

Subsídios reforçam rendimento

“Ainda assim, em consequência do aumento de 71,2% dos outros subsídios à produção e do decréscimo do volume de mão-de-obra agrícola (-6,5%), que mais do que compensaram o decréscimo nominal de 8,9% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), o rendimento da actividade agrícola, por unidade de trabalho ano (UTA) cresceu 12,9% em termos reais, em relação a 2015, após um crescimento de 2,9% nesse ano”, referem os analistas do INE.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

2 comentários

  1. os subsídios reduziram os preços estão na mesma a anos,deve haver algum erro na noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.