O Partido Socialista dos Açores (PS Açores) quer criar uma linha de crédito bonificado dedicada aos jovens agricultores durante os seus primeiros 5 anos de actividade, além de lhes apoiar a formação.
Estas são algumas das propostas que os socialistas açorianos apresentam no seu programa eleitoral para as eleições legislativas antecipadas na Região Autónoma dos Açores, de 4 de Fevereiro.
Prometem ainda “consolidar o apoio para a aquisição de equipamento e máquinas agrícolas” por parte dos jovens agricultores. E “avaliar o lançamento de novos programas de reforma antecipada”, de modo a rejuvenescer o sector.
Por outro lado, o PS Açores promete “reforçar o programa de incentivo ao empreendedorismo rural e apoiar pequenos e médios produtores agrícolas (hortofrutícolas, mel e flores), promovendo as suas vendas através da criação de relações de proximidade, ou seja, através de mercados locais (circuitos curtos), potenciando o mercado interno regional”.
Florestas
Já nas florestas, os socialistas açorianos comprometem-se a reforçar o apoio à exportação e à manutenção das áreas florestais, assim como a desenvolverem planos de controlo e monitorização das pragas das árvores e a apoiar o desenvolvimento e melhoramento da Cryptomeria japonica e a promover sessões de aconselhamento e formação florestal.
Quanto à promoção de práticas agrícolas sustentáveis e agricultura biológica, o PS Acores promete “criar, em parceria com as organizações do sector, o Plano de Desenvolvimento da Agricultura Biológica dos Açores, de forma a garantir o reforço dos apoios públicos e parcerias neste tipo de agricultura.
Pode ler o programa eleitoral do PS Açores para as legislativas regionais de 4 de Fevereiro aqui.
Agricultura e Mar