Início / Agricultura / RAIZ. Laboratório de I&D detido pela Navigator duplica pedido de patentes em 2022

RAIZ. Laboratório de I&D detido pela Navigator duplica pedido de patentes em 2022

O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel consolidou a sua posição como referência em inovação sustentável ao duplicar o número de pedidos de patente em 2022. Este resultado coloca o laboratório de I&D, detido pela The Navigator Company em conjunto com a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Agronomia.

Destacando-se entre as entidades não pertencentes ao Ensino Superior, o RAIZ registou 23 famílias de patentes, posicionando-se apenas atrás das Universidades do Minho, Aveiro, Lisboa e Coimbra. Os dados são apresentados pelo Barómetro Inventa 2024 – Patentes Made in Portugal, um estudo divulgado pela consultora Inventa, especializada em propriedade industrial, avança um comunicado de imprensa da Navigator.

Este barómetro analisou a evolução dos pedidos de registo de patentes de origem portuguesa nos anos de 2012, 2017 e 2022, avaliando tanto o desempenho a nível nacional como o posicionamento de Portugal no contexto europeu. O destaque dado ao RAIZ reforça o seu papel estratégico como motor de inovação no sector florestal e da bioeconomia circular, sublinhando a importância da investigação orientada para soluções sustentáveis, acrescenta o mesmo comunicado.

Exemplo na aplicação de recursos em I&D e inovação

O Barómetro Inventa 2024 destaca o RAIZ como “um exemplo de sucesso” na utilização de recursos, privados e públicos, para o desenvolvimento de novos produtos e processos, sublinhando a importância do sistema de patentes na protecção de activos de propriedade industrial.

Criado em 1996 pela The Navigator Company, em parceria com três universidades, o RAIZ é uma iniciativa pioneira em Portugal que traduz o compromisso da Navigator com a inovação e a sustentabilidade. A sua actividade está alinhada com o propósito da empresa: “são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem.” Este posicionamento reflecte o “compromisso contínuo com a criação de valor responsável, através de soluções sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis, provenientes da floresta plantada de eucalipto”.

Com um sólido investimento em I&D e inovação orientado para a sustentabilidade e a economia circular, a Navigator, através do RAIZ, pretende “continuar a contribuir para que Portugal consolide e expanda a sua posição no panorama europeu da inovação”.

Segundo o Barómetro Inventa 2024, o País revela um crescimento significativo no número de pedidos de registo de patentes, nos três períodos analisados. Este aumento evidencia, segundo a consultora, “um crescente compromisso de Portugal com a inovação e a sustentabilidade, reforçando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo”.

Entre 2012 e 2022, os pedidos de patente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) registaram um crescimento médio anual de 1,7%. Já os pedidos ao Instituto Europeu de Patentes (EPO) demonstraram um incremento expressivo de 12,4% ao ano, evidenciando o foco das instituições e empresas portuguesas em expandir o seu impacto no mercado europeu, segundo o barómetro.

Ao longo do período analisado, Portugal subiu cinco posições no ranking europeu de pedidos de patente, passando do 23º para o 18º lugar. Este avanço sublinha o compromisso nacional com a inovação tecnológica e a sustentabilidade, áreas em que o RAIZ, como motor de desenvolvimento e investigação, tem desempenhado um papel crucial.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa alemã procura fornecedores de chocolate proteico

Partilhar              Uma empresa alemã, especializada na distribuição de vários produtos de chocolate, está à procura de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.