A partir dos dados inéditos que tem vindo a recolher desde 2011, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica passou a disponibilizar aos produtores florestais e a outras entidades interessadas, informações relevantes sobre a comercialização da cortiça, pinha e madeira.
Este novo retrato dos mercados, tem a particularidade de ser “construído com base em informação recolhida directamente no terreno, a partir de inquéritos realizados periodicamente junto dos proprietários”, pelas associações de produtores florestais filiadas na UNAC.
Esta informação, que até agora era divulgada em boletins anuais, passa a estar disponível online de forma mais actualizada, sistematizada, visual e interactiva, que facilita o acompanhamento da evolução e das tendências do mercado, realça fonte institucional da UNAC.
Os utilizadores da nova plataforma podem personalizar as suas consultas cruzando o ano e local de produção com diversos indicadores, que incluem quantidades, preços e modelos de comercialização.
Exclusivamente para sócios das associações de produtores florestais filiadas na UNAC, existe a área reservada “Mercado na Hora”, onde estes podem ter acesso prioritário e sem custos, à informação mais recente disponível.
A nova plataforma pode ser consultada aqui.
Agricultura e Mar