Início / Agenda / Quer perceber o queijo pelos sentidos? ANIL faz formação sensorial de queijo

Quer perceber o queijo pelos sentidos? ANIL faz formação sensorial de queijo

Perceber o queijo pelos sentidos e não realizar apenas “testes de sabor”. É este o objectivo da formação “Painel Sensorial de Queijo”, organizada pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, a realizar no próximo dia 11 de Julho, na sala de formação da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares, em Lisboa.

A implementação de um painel de provadores que permita a avaliação sensorial cuidada de um queijo pode determinar a aceitabilidade de um produto no mercado, permitir, perceber e determinar o seu tempo de vida sensorial em prateleira, corrigir e desenvolver novos produtos, realça a organização desta acção.

A acção é destinada a responsáveis das empresas do sector e técnicos ligados às áreas da qualidade e do marketing e tem um custo de 100 euros para associados da ANIL e de 150 euros para não associados.

Formação abrangente e prática

Com esta formação, que se pretende abrangente e prática, “desejamos fornecer as ferramentas fundamentais para seleccionar e implementar um painel de provadores, entender e definir a qualidade sensorial do queijo, identificar os diferentes descritores sensoriais do queijo”, acrescenta a ANIL.

A análise sensorial dos queijos nacionais é de “primordial importância, pois só conhecendo com detalhe as características e as sensações provocadas por cada queijo é possível a manutenção e incremento da qualidade e a diferenciação exigida pelos consumidores, apostando na correcta promoção”, salienta a mesma fonte.

O conceito é simples: se um produto não tem um bom perfil de gosto, textura e imagem os consumidores não farão compras repetidas.

Inscrições

A ficha de inscrição (aqui) deve ser enviada até 9 de Julho de 2018.

Para mais informações, contacte a ANIL através do email eventos@anilact.pt ou do telefone 222 001 229.

Programa

9h00 – 18h00

  • Noções básicas de análise sensorial
  • Atributos sensoriais em queijo
  • Técnicas e vocabulário de prova
  • Elaboração de ficha de prova
  • Selecção e treino de provadores
  • Preparação das amostras
  • Prova
  • Avaliação dos resultados da prova

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.