A sétima edição do concurso anual 50 Great Sparkling Wines of the World 2019 Portugal distinguiu com medalha de ouro quatro espumantes. Apenas um é do Alentejo. Trata-se do espumante Cartuxa bruto colheita 2012, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, que este ano é já distinguido pela segunda vez, tendo sido premiado com medalha de prata no Effeverscents du Monde, há 15 dias.
O Cartuxa colheita 2012, elaborado com uvas da casta Arinto rigorosamente seleccionadas e colhidas no estado de maturação ideal, estagiou sobre borra fina durante seis meses, com batônnage periódica.
Excelente acidez
Obtido através do método tradicional clássico, o Espumante Cartuxa 2012, apresenta cor dourada palha e bolha muito fina e persistente, aroma com notas de brioche, manteiga, avelã e casca de laranja caramelizada. Na boca, ostenta muito bom volume e uma excelente acidez que permite terminar a prova com uma diferenciada sensação de frescura.
A edição 2018 do concurso anual 50 Great Sparkling Wines of the World, destacou-se pela “forte participação” e qualidade de espumantes de países como Itália, Espanha e Portugal, que arrecadou quatro medalhas de ouro.
Agricultura e Mar Actual