A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Estremoz, que detém a marca Azeite Lavrador, recebe no dia 2 de Dezembro o workshop “Momento óptimo para a colheita da azeitona”, a partir das 10 horas.
O encontro conta com a presença e Francisco Mondragão Rodrigues e Elsa Lopes e vai debater os seguintes temas: processo de maturação da azeitona; amostragem da azeitona para determinação do teor de gordura; cálculo do índice de maturação; e determinação do momento óptimo para a colheita da azeitona.
No final do debate, a partir das 12h30, haverá uma actividade de campo, com a demonstração de colheita de amostra de azeitona em olival da região.
Instituto Politécnico de Portalegre
Esta actividade, inserida no projecto Alentejo 2020 – GescertOlive, em que o Instituto Politécnico de Portalegre participa, pretende transmitir aos produtores, associações de olivicultores e lagares, as técnicas e metodologias a usar para determinar o momento mais adequado de colheita da azeitona com vista à obtenção de maior quantidade de azeites de elevada qualidade.
Limitado a apenas 20 participantes, a inscrição é gratuita, mas de cariz obrigatório, através do email: fmondragao@ipportalegre.pt.
Agricultura e Mar Actual