Início / Agricultura / PS Madeira diz que há “sovietização do sector da banana”. Governo Regional diz que “não permite qualquer interferência externa”

PS Madeira diz que há “sovietização do sector da banana”. Governo Regional diz que “não permite qualquer interferência externa”

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional, Luís Capoulas dos Santos, recebeu, em Lisboa, representantes de pastores e agricultores madeirenses e dois deputados do PS Madeira, ao qual se queixaram que o Governo Regional da Madeira “impede que os produtores de banana se juntem em associações”. Os socialistas madeirenses ponderam levar os problemas dos produtores de banana da Madeira a Tribunal. O Governo Regional garante que “não permite qualquer interferência externa” e que a “estratégia do sector da banana está bem definida”.

“Há restrições introduzidas pelo Governo Regional que limitam que os agricultores se juntem em agrupamentos, a GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana – tem o monopólio e impede a venda”, disse o líder do PS-Madeira, Carlos Pereira, ao DN da Madeira. “É uma sovietização do sector da banana na Madeira”, criticou ainda.

Aquele deputado refere que “a reestruturação no sector da banana falhou, os rendimentos dos produtores estagnaram e o aumento da produção tem sido desperdiçado”, analisou, revelando que o PS está bastante sensibilizado para os problemas dos agricultores e pastores madeirenses.

Em comunicado enviado às redacções, o Governo Regional da Madeira diz que “hoje, não é possível processar banana numa garagem e sem condições, o mercado não o permite”. “Enquanto formos governo não iremos permitir qualquer interferência externa no sector como objectivo da sua destruição, tanto em valor como em qualidade. Os mesmos que hoje defendem o regresso das cooperativas ou associações, foram os mesmos que antigamente estiveram ligados à quase destruição deste sector”, acrescenta.

Para o Executivo liderado por ~Miguel Albuquerque, a banana da Madeira “está acima dos interesses pessoais e o Governo Regional continuará a defender todos os agricultores no aumento de rendimento numa política sólida e consistente na defesa de todos”.

Má gestão das cooperativas

O mesmo comunicado refere que, depois de um “período de falência total do sector, provocado pela má gestão das cooperativas onde os agricultores não recebiam a tempo e horas, onde as bananas eram deixadas em caixas no cais do Porto de Lisboa a se perderem e existiam muitos processos contra os responsáveis das cooperativas, entramos num período de grande crescimento de produção de banana na Madeira”.

Para aqueles responsáveis, a entrada de uma empresa de capitais públicos, a GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, “solução encontrada, veio permitir acabar com os problemas no sector trazendo pagamentos a tempo e horas aumentando o rendimento aos agricultores e distribuição de lucros a todos por igual. Os números mostram a evolução do sector. Temos a banana mais bem paga e verificamos que a exigência do mercado obriga a cada vez mais certificações e investimentos, que hoje estão a ser realizados na segurança alimentar e nos métodos de produção”.

E garante que “mesmo com a perspectiva de diminuição da ajuda comunitária, serão mantidas as ajudas aos produtores”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.