O projecto Winetwork, formado por onze parceiros de sete países europeus, promoveu durante três anos o intercâmbio de conhecimento sobre duas importantes doenças da vinha: as doenças do lenho e a flavescência dourada (FD). É agora o tempo deste projecto europeu colaborativo, financiado pelo Horizonte 2020, dinamizado em Portugal pela ADVID — Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense, apresentar e discutir os resultados recolhidos no projecto junto do sector vitivinícola.
Assim, no próximo dia 23 de Outubro, realiza-se o workshop “Plataforma de conhecimento Winetwork”. O evento tem lugar no Régia-Douro Park, em Vila Real, e vai apresentar as várias ferramentas de disseminação produzidas e que irão ser disponibilizadas oportunamente, no Repositório de Conhecimento, criado para o efeito. O evento, com organização da ADVID, conta com a colaboração da DRAP Norte — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Transferência de conhecimento inovador
Saliente-se que o Winetwork visa o intercâmbio e a transferência de conhecimento inovador entre regiões vitícolas europeias, no sentido de fomentar a produtividade e a sustentabilidade do sector vitícola.
O evento conta com tradução simultânea português-francês-português.
A ADVID informa ainda que as inscrições na sessão prática de campo, que faz parte do workshop, a decorrer nos Vinhos Verdes, já se encontram encerradas. No entanto, poderá ainda fazer a sua inscrição para a manhã do Workshop, aqui ou através do email advid@advid.pt.
Pode ver o programa do workshop aqui.
O projecto
As doenças do lenho e a flavescência dourada são bem conhecidas tendo vindo a ganhar importância em diferentes países europeus, pelo impacto económico que têm no sector vitivinícola europeu. Pelo facto de muitos viticultores estarem a testar abordagens inovadoras e sustentáveis na luta contra estas doenças, é importante promover a partilha dessas experiências entre os vários países europeus.
O projecto Winetwork baseia-se numa abordagem que assenta na interacção entre uma rede de agentes facilitadores, grupos técnicos de trabalho regionais e dois grupos científicos de trabalho europeus. Esta abordagem participativa permitirá a transferência de resultados científicos e do conhecimento prático para ferramentas de divulgação adaptadas aos utilizadores finais.
Segundo os participantes no projecto, esta rede irá potenciar interacções entre cientistas e profissionais para promover a recolha e a partilha de experiências e de conhecimento entre os diferentes actores das principais regiões europeias produtoras de vinho. O projecto pretende também identificar os temas mais relevantes a serem explorados após o seu término, oferecendo importantes oportunidades de replicação e de sustentabilidade desta rede de conhecimento.
Agricultura e Mar Actual