Início / Featured / Projecto Surf Salva volta hoje às praias portuguesas

Projecto Surf Salva volta hoje às praias portuguesas

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal juntam-se mais um ano no projecto “Surf Salva”, com arranque hoje, dia 30 de Maio, às 15h00, na praia de Carcavelos, em Cascais. O evento irá contar com uma formação ministrada por David Szpilman, criador do “Surf Salva” e presidente da Sobrasa – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e referência mundial no salvamento aquático.

Esta 3ª edição tem, tal como as anteriores, o objectivo de prevenir situações de risco durante a época balnear, através da promoção de acções de sensibilização e formação, que ajudem os frequentadores das praias a prestar auxílio e a reduzir o número de afogamentos. Este ano, será apresentado o “Surf Salva Camp”, um campo de férias destinado a jovens de risco, que prevê contribuir para a sua integração social e capacitação.

De forma a garantir um Verão mais seguro nas praias de Norte a Sul do País, a iniciativa irá desenrolar-se em três vertentes, nomeadamente, a formação “Surf Salva”, dirigida a surfistas e praticantes de todos desportos náuticos, o “Surf Salva para Todos”, com formações gratuitas, direccionadas a todos os banhistas, e o “Surf Salva Protecção Solar”, que visa sensibilizar a população em geral para o risco da exposição solar e necessidade de prevenção do cancro da pele. Esta última, pelo segundo ano consecutivo, é desenvolvida em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, e irá oferecer chapéus de sol com protecção UV e protectores solares, bem como realizar rastreios para o diagnóstico precoce de cancro da pele.

Surf a salvar jovens em risco

O projecto irá ainda apresentar uma novidade para este verão, o “Surf Salva Camp“. Esta iniciativa pretende abranger um novo tipo de salvamento: o dos jovens de risco que, através de um campo de férias, serão dotados de ferramentas que os ajudem a estruturar o seu futuro através do Surf, contribuindo para a sua integração social e capacitando-os, simultaneamente, para as práticas de salvamento e valores de cidadania social.

O “Surf Salva Camp” decorre em Carcavelos entre os dias 25 de Junho e 11 de Setembro, destinando-se exclusivamente a jovens (dos 10 aos 15 anos) referenciados pelo Pensamento Vivo, núcleo CAT (Comissão Acompanhamento Tese) do Ministério da Segurança Social, que serão seleccionados para participar neste projecto piloto.

O lançamento desta 3ª edição “confirma o sucesso da primeira, em que foram desenvolvidas 61 acções ao longo das praias de todo o País, com a participação de mais de 3000 pessoas. Pretende-se, neste ano, que o número de participantes aumente, por forma a que mais pessoas adquiram conhecimentos que contribuam para garantir, cada vez mais, a segurança nas praias portuguesas”, diz fonte da Autoridade Marítima.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

INIAV e CotArroz apresentam resultados do Programa de Melhoramento Genético do Arroz na campanha de 2023

Partilhar              O INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o CotArroz — Centro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.