Início / Agenda / Médicos, investigadores e chefs debatem vantagens do agrião de água

Médicos, investigadores e chefs debatem vantagens do agrião de água

A Vitacress Portugal organiza, na próxima terça-feira, 31 de Maio, a partir das 17h00, a conferência “Agrião de Água é +” que, com a ajuda de especialistas das áreas da medicina, nutrição, agronomia e culinária, vai promover as propriedades benéficas e nutritivas deste alimento. O evento tem início agendado para as 17h00 e acontece na Escola de Hotelaria do Estoril.

Comummente associado ao tratamento de diabetes e da anemia, o agrião de água tem também sido bastante associado ao combate de determinados tipos de cancro e à redução dos efeitos colaterais da radioterapia.

O ciclo de conferências abre às 18h00 com uma explicação sobre a cultura e produção do agrião de água que conta com a exibição de um vídeo e testemunhos de especialistas da Vitacress. O segundo momento inclui um painel de nutricionistas convidados que reflectem sobre as propriedades nutritivas do alimento e, ainda, uma apresentação sobre o conceito Nutritional Density Index (NDI).

Na iniciativa serão, ainda, apresentados estudos realizados em Portugal e no Reino Unido pela Unidade de Nutrição e Metabolismo, Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Laboratório de Nutrição da mesma faculdade, Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria-CHLN e Universidade de Reading, em Inglaterra, e com o apoio da Vitacress. Este painel será conduzido pelas investigadoras Isabel Monteiro Grillo e Dina Raquel João e dará a conhecer as propriedades terapêuticas de um alimento capaz de controlar o desenvolvimento de células cancerígenas.

Chefs mostram a aplicação do agrião de água

A conferência “Agrião de Água é +” termina com um jantar-degustação preparado por reputados chefs, nacionais e estrangeiros, que demonstrarão várias utilizações culinárias possíveis do agrião de água, explicando as suas escolhas, um momento que terá como moderador Carlos Madeira, Executive Chef na Unilever Portugal. Arnaldo Azevedo (chef no restaurante Palco do Hotel Teatro, no Porto, e uma das grandes promessas da gastronomia nacional), António Loureiro (Chef Cozinheiro do Ano em 2014), e os alemães Simon Tress, considerado “Revelação do Ano 2010” pela revista enológica Weinwelt, e Marco Müller, distinguido com uma estrela Michelin em 2007 pelo trabalho desenvolvido no Rutz Weinbar, em Berlim, são alguns dos chefs convidados.

A Vitacress, empresa do Grupo RAR, é um dos líderes europeus na produção e comercialização de agrião de água, folhas para saladas, espinafre, ervas aromáticas e tomate. Está presente no Reino Unido, Portugal, Espanha e Benelux, explorando cerca de 550 hectares agrícolas e 45 hectares de estufas de vidro. Com um volume de negócios de 211 milhões de euros (170 milhões de libras), emprega cerca de 1.550 pessoas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Surfistas Martim Nunes e Maria Salgado vencem Projunior Aveiro

Partilhar              Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este sábado, 13 de Julho, o triunfo no Projunior …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.