O webinar “Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha”, organizado âmbito do projecto InfraVini, realiza-se no próximo dia 27 de Janeiro, online, entre as 14h30 e as 16h30. Tem como objectivo apresentar a Infra-estrutura de Dados Espaciais, uma plataforma de apoio à decisão inovadora e de grande aplicabilidade para o sector vitivinícola Duriense.
O evento conta com a participação de António Graça, director do Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Sogrape Vinhos, Moutinho Pereira, docente e investigador da UTAD — Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Gilberto Igrejas, presidente do IVDP — Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, bem como dos parceiros do projecto: Geodouro, ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, UTAD e INESC TEC.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.
Projecto InfraVini
o projecto InfraVini pretende a criação de uma Infra-estrutura de Dados Espaciais de apoio à decisão que incluirá indicadores climáticos e agronómicos, permitindo aos viticultores localizados em qualquer área de uma Região Vitivínicola possa vir a usufruir da informação disponibilizada.
Tratando-se de um Projecto de Investigação e Desenvolvimento, financiado pelo Portugal 2020, na fase de execução do projecto o InfraVini será realizado um projecto piloto sobre a área vitícola da Região Demarcada do Douro.
Os resultados obtidos com este projecto destinam-se a agricultores, Organizações de Produtores, Associações e Cooperativas Agrícolas. E também a entidades públicas — como por exemplo: CCDR, CIM’s, Associações de Municípios, entre muitos outros actores — cuja actividade é afectada com a temática das alterações climáticas.
Agricultura e Mar Actual