Início / Agricultura / Projecto aQuacer. IPMA reúne plataformas com informação agroflorestal

Projecto aQuacer. IPMA reúne plataformas com informação agroflorestal

O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera disponibiliza, num conjunto de plataformas, informações relevantes para o sector agroflorestal. A sistematização desta informação surge no âmbito do projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais.

O IPMA identificou um conjunto de plataformas que reúne informação útil sobre o sector agroflorestal na sequência de um pedido de várias entidades, nomeadamente, a Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e SorgoAnpoc — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais e o CotArroz – Centro Operativo e Tecnológico do Arroz, juntamente com o COTR — Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, promotoras do projecto aQuacer.

“Os dados disponibilizados em cada uma das plataformas são extensos e completos, dotando assim os agricultores de informação muitas vezes solicitada”, refere uma nota de imprensa do aQuacer.

Informações disponíveis

Assim, na página de Internet do IPMA, (aqui) é possível obter informação sobre evapotranspiração de referência dos últimos sete dias; a percentagem de água no solo, número de horas de frio, índice do estado de vegetação e FAPR – Fracção da Radiação Absorvida pela Vegetação Fotossinteticamente Activa.

Na plataforma Séries Históricas climáticas (aqui) é possível ter acesso a dados das estações meteorológicas.

Na área Normais climatológicas (aqui) é disponibilizada informação referente às normais climatológicas de 21 estações integradas na rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Na secção API serviço online (aqui) são disponibilizados dados de previsão associadas a locais (cidades) e localização dos eventos sísmicos, no formato JSON.

Na plataforma MF2 – Perigosidade Meteorológica de Fogos Rurais (aqui) podem ser observados vários dados, tais como temperatura, precipitação, vento, humidade, e pressão atmosférica.

Por fim, a plataforma Multisites – apoio ao Sistema Nacional de Protecção Civil (aqui) tem como objectivo melhorar o acesso do Sistema de Protecção Civil à informação meteorológica, climatológica e geofísica. Esta plataforma de Internet disponibiliza informações e dados para uso exclusivo do Sindicato Nacional da Protecção Civil (SNPC) e têm por base os acordos pré-estabelecidos entre as diversas entidades que participam no SNPC.

Recorde-se que o projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais visa promover o uso eficiente da água nas culturas dos cereais através da organização de dez acções de demonstração específicas para cada tipo de cultura e adaptadas às regiões onde predomina o seu cultivo e integra a Anpromis, a Anpoc, o CotArroz, o COTR e o IPMA.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.