O agROBOfood, um projecto Horizonte 2020, tem 2,65 milhões de euros para apoio às PME agroalimentares. Trata-se de um projecto que conta com a participação no INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e visa criar um ecossistema europeu para a implementação efectiva de tecnologias robóticas no sector agroalimentar, e apoiar as PME a tornarem-se mais eficientes e competitivas.
O projecto abrange os domínios da robótica, da agricultura, da I&D e dos negócios, através da criação de uma rede sustentável de Digital Innovation Hubs. Esta rede conta já com 49 DIH e 12 Centros de Competência, inseridos em 7 Clusters Regionais na Europa, que apoiarão as empresas no processo de digitalização, interligando diferentes stakeholders.
O núcleo principal do projecto é formado por Innovation Experiments, organizadas e monitorizadas pelos DIH. Nos Clusters Regionais, Innovation Experiments iniciais demonstrarão inovações robóticas no agro-alimentar, de forma a garantir a sua replicabilidade e ampla adopção ao nível europeu.
Primeiro concurso lançado
Numa tentativa de impulsionar a adopção da robótica no agroalimentar, e de forma a reforçar a sua rede, o agROBOfood acaba de lançar o seu primeiro concurso, destinado ao financiamento de Innovation Experiments adicionais.
Através desta Open Call, o projecto irá disponibilizar 2,65 milhões de euros a PME (entre 300-500 mil euros por proposta).
Este concurso visa:
• apoiar a indústria, nomeadamente as PME do sector agroalimentar, no processo de transformação digital, através do desenvolvimento de demonstradores e plataformas, da transferência de tecnologia e outros serviços;
• apoiar a indústria europeia de automação (máquinas agrícolas, manuseio de materiais, etc.), para poder beneficiar das oportunidades de orientação, apoio e de fazer equipa com startups e PME do sector da robótica;
• mobilizar co-financiamento privado (através de aquisições por parte de players industriais importantes, de investimentos de capital de risco empresariais, etc.) que irão apoiar o escalar de tecnologias robóticas e acelerar a transformação digital do sector agroalimentar.
Neste concurso, podem-se inscrever pequenos consórcios (2-5 parceiros) do sector agroalimentar e da robótica, devendo incluir, pelo menos, uma PME como utilizador final, e uma PME tecnológica. Os candidatos deverão ter sede em qualquer um dos Estados-Membro, ou em países associados ao H2020.
Os critérios essenciais para a participação no concurso são:
• abordar uma necessidade comercial no sector agroalimentar;
• desenvolver uma solução baseada em tecnologias robóticas;
• recorrer a um DIH parceiro local como ponto de contacto preferência (em Portugal poderão recorrer ao INESC TEC pelo seguinte e-mail: filipe.n.santos@inesctec.pt;
• concordar com a utilização dos serviços transfronteiriços da rede;
• o consórcio tem de ter um fabricante de tecnologia e utilizador final da tecnologia.
A Open Call for Innovation Experiments estará aberta até 31 de Maio. O período de implementação irá decorrer entre Setembro de 2020 e Maio de 2022.
Todas as informações relevantes para a candidatura (formulário do concurso, guia de apoio a candidatos e outras informações) estão disponíveis no site do agROBOfood, aqui.
Agricultura e Mar Actual