Início / Featured / Proibida pesca de sardinha até 28 g

Proibida pesca de sardinha até 28 g

É proibido pescar, manter a bordo e descarregar sardinha de categoria comercial T4, sardinhas entre os 15 e 28 gramas. A decisão saiu em Diário da República, Despacho n.º 10062-B/2015, na passada sexta-feira, dia 4 de Setembro, e entrou em vigor no sábado.

Esta era a categoria comercial com o tamanho mais pequeno que os pescadores ainda podiam pescar. Agora a sardinha só pode ser pescada se tiver mais de 28 gramas.

É mais uma medida de restrição à pesca de sardinha (Sardina pilchardus) com arte de cerco na costa continental portuguesa.

O diploma, assinado pelo secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, refere que a decisão foi tomada depois de “ouvida a Comissão de Acompanhamento” da Pesca da Sardinha e afirma que “de acordo com o modelo de gestão participada do recurso, a protecção dos juvenis é essencial para contribuir para a recuperação do recurso, pelo que se torna necessária a proibição de manter a bordo e descarregar sardinha de categoria comercial T4”.

Refira-se que o limite fixado para a descarga de sardinha, no período compreendido entre 1 de Junho e 31 de Outubro de 2015 e a respectiva repartição pelos grupos de embarcações, estabelece que seria permitido, dentro dos limites diários, manter a bordo e descarregar um máximo de 500 kg de sardinha de categoria comercial T4.

Mas, o Governo explica que “sucede que a susceptibilidade de surgirem juvenis desta espécie na pescaria está, nesta época do ano, potenciada, pelo que se exige, face à necessidade de assegurar a conservação e exploração sustentável do recurso sardinha, a adopção de medidas de gestão adicionais”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.