O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional dos Açores e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, vai estar na Ilha de Santa Maria para iniciar o processo participativo direccionado às áreas costeiras do arquipélago (da linha de costa até às seis milhas náuticas), etapa crucial que contará, uma vez mais, com o contributo das várias partes interessadas, dando mais um passo para o objectivo da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030, de proteger 30% do Mar dos Açores.
A primeira reunião, que será aberta a todos os residentes da ilha, decorre dia 30 de Janeiro às 17h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria, e incluirá uma apresentação sobre Blue Azores e esclarecimentos gerais sobre a forma como decorrerá este processo participativo, informa o Executivo açoriano.
Logo no dia seguinte, 31 de Janeiro, será realizada uma segunda reunião, com vários parceiros, com vista a uma ampla representação de toda a população local.
Neste primeiro encontro, serão apresentadas também as principais conclusões dos Questionários para o Mapeamento dos Usos do Oceano local, realizados ao longo de 2022, e através dos quais foram indicadas e classificadas, por grau de importância, as zonas costeiras do oceano mais utilizadas e valorizadas, tais como áreas de pesca, actividades lúdicas, desporto e turismo.
Este Processo Participativo será realizado, ao longo de 2023, em todas as ilhas do arquipélago, estando previstas várias reuniões por ilha, para a definição, em regime de cocriação, das áreas costeiras que integrarão a nova rede de áreas marinhas protegidas dos Açores. Pretende-se que os utilizadores do mar costeiro estejam envolvidos neste processo desde o seu início, de forma representativa, através das associações e instituições que existam em cada ilha.
O Programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.
Agricultura e Mar