O primeiro fim-de-semana de Março é já uma data de referência para o encontro entre os caçadores da região que ano após ano se juntam na Largada de Perdizes, Faisões e Patos, numa iniciativa promovida em colaboração entre as zonas de caça associativas e o Município de Proença-a-Nova.
Este sábado, 7 de Março, a largada juntou 170 caçadores que se concentraram no Campo de Tiro Nave à Metade para briefing inicial e a distribuição pelos respectivos campos.
1.500 peças largadas
Do total de 1.500 peças largadas, cerca de 60% foi abatida, uma percentagem idêntica à dos anos anteriores. As que sobram contribuem para o repovoamento cinegético do concelho, um dos objectivos visados com a realização da iniciativa, refere fonte institucional da autarquia de Proença-a-Nova.
“Além de destacar a importância do convívio entre os participantes na largada, esta iniciativa promove igualmente o trabalho conjunto com as zonas de caça de Moitas, São Pedro do Esteval e Vale da Mua. Recorde-se que este modelo foi iniciado em 2010, devido às alterações legais, que não permitem a realização de largadas em zonas de caça municipais”, realça ainda a mesma fonte autárquica.
Agricultura e Mar Actual