Início / Agenda / Proença-a-Nova: Centro Ciência Viva da Floresta inaugura exposição itinerante sobre rochas e minerais do Norte de Portugal

Proença-a-Nova: Centro Ciência Viva da Floresta inaugura exposição itinerante sobre rochas e minerais do Norte de Portugal

O Centro Ciência Viva da Floresta, para assinalar o Dia da terra, que se comemora a 22 de Abril, inaugurou a exposição itinerante sobre rochas e minerais do Norte de Portugal, criada em 2016 pelos Parceiros da Região Norte do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, com iniciativa do Município de Vila Pouca de Aguiar.

A geóloga Joana Rodrigues, do Geopark Naturtejo, realizou a visita guiada à exposição e desenvolveu a actividade “Encontro com o Cientista” em que participou a turma 4º E da EB São Nuno de Santa Maria, de Cernache do Bonjardim, no âmbito da Escola Ciência Viva.

Entrada gratuita até 31 de Agosto

Informa a Câmara Municipal de Proença-a-Nova que, esta exposição, que dá a conhecer um pouco da geodiversidade, da história geológica e do passado mineiro do Norte do País, tem entrada gratuita e poderá ser visitada até dia 31 de Agosto.

A parceria com o CCV da Floresta surge também pelo facto de Proença-a-Nova ter importantes geo-monumentos, como as Portas de Almourão, e uma forte tradição mineira que remonta à exploração de ouro, nas margens do Rio Ocreza, no período romano.

Quanto ao dia da Terra, começou a ser assinalado a 22 de Abril de 1970 nos Estados Unidos com a organização de um fórum ambiental pelo senador americano Gaylord Nelson que envolveu milhões de participantes. Actualmente este dia é chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra e o tema deste ano é a recuperação da terra.

Tendo em conta o processo de desconfinamento, as visitas ao Centro Ciência Viva da Floresta devem ser realizadas mediante agendamento prévio, disponível online (aqui) ou pelo número 274 670 220.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.