Início / Economia / Produção Industrial regista subida homóloga de 3% em Maio de 2022

Produção Industrial regista subida homóloga de 3% em Maio de 2022

O Índice de Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 3,0%, em Maio de 2022 (-1,3% em Abril). Excluindo o agrupamento de Energia, esta variação foi de 4,7% (-0,6% no mês precedente). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 3,9% (-1,0% em Abril). A variação mensal do índice agregado foi -0,6% (-2,1% no mês anterior).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas positivas, excepto o de Energia:

  • O agrupamento de Bens de Consumo apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total, 2,2 pontos percentuais (p.p.), originado por uma taxa de variação de 6,5% (1,1% no mês anterior);
  • Os Bens Intermédios e os Bens de Investimento contribuíram com 1,0 p.p. e 0,7 p.p., respectivamente, para o crescimento do índice agregado, em resultado de variações homólogas de 2,8% e 5,1% (variação nula e -5,9%, em Abril), pela mesma ordem;
  • O único contributo negativo (-0,9 p.p.) partiu do agrupamento de Energia, que passou de uma taxa de variação de -4,6%, em Abril, para -5,1% no mês análise.

Variação mensal

Acrescenta o destaque do INE sobre “Índices de Produção Industrial” (ver aqui) que o Índice de Produção Industrial registou uma variação mensal de -0,6% em Maio (-2,1% em Abril).

O contributo negativo da Energia (-1,7 p.p.), resultante da redução de 10,0% (-2,4% no mês anterior), superou os contributos positivos dos restantes agrupamentos. Os Bens de Consumo e os Bens de Investimento contribuíram ambos com 0,4 p.p., originados por variações mensais de 1,2% e 3,1% (-2,2% e -4,2% no mês anterior). O agrupamento de Bens Intermédios contribuiu com 0,3 p.p., em consequência de uma variação mensal de 1,0% (-0,9% em Abril).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.