O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, preside amanhã, 2 de Outubro, a partir das 18h30, à Cerimónia de Encerramento da 5ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional. O evento realiza-se na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.
Além da atribuição dos prémios e da divulgação dos produtores vencedores desta edição, a cerimónia contará com um debate sobre a sustentabilidade no sector, com os múltiplos desafios que esta coloca à agro-indústria e à distribuição, da competitividade à economia circular e à embalagem. A iniciativa conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Prémios à Produção Primária Produtos Transformados
O júri 5ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional atribuirá dois Prémios à Produção Primária, outros dois aos Produtos Transformados e um por cada uma das restantes duas categorias, Inovação e ideias com Potencial. O júri poderá ainda atribuir até um máximo de duas Menções Honrosas.
Aos melhores projectos em cada uma das categorias será assegurado o escoamento dos produtos durante um ano e parte da margem será repartida entre o produtor e o Intermarché, além de terem ter visibilidade em diversos meios.
Constituem o Júri, para além do Intermarché, representantes dos parceiros envolvidos nesta iniciativa: a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Impresa e a Quercus.
A nível institucional, o Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério do Ambiente, Ministério da Economia e Ministério do Mar.
Podem candidatar-se ao Prémio Intermarché Produção Nacional todos os produtores nacionais, em nome individual ou colectivo, cujos projectos sejam implementados em Portugal e que se enquadrem numa ou mais categorias de selecção contempladas pelo Prémio.
Agricultura e Mar Actual