A OIV — Organização Internacional da Vinha e do Vinho estima que o consumo mundial de vinho, em 2018, tenha ascendido a 246 milhões de hectolitros, uma ligeira queda face a 2017. Portugal registou um aumento de consumo de vinho, chegando aos 5,5 milhões de hl.
Mas, se os Estados Unidos continuam a ser o maior consumidor, os portugueses são os que mais bebem vinho, per capita.
Entre os principais países com maior consumo global estão os Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e China.
No entanto, quando levamos em conta o consumo per capita (consumo por habitante) os dados do ranking ficam totalmente alterados. Foram mesmo essas contas que fez o site espanhol vinetur.com.
O site contabilizou apenas a população com mais de 15 anos de idade.
Portugal no top do ranking
Os portugueses são os maiores bebedores de vinho do Mundo. Seguem-se os franceses com 50,2 litros por pessoa, os italianos (43,6 litros), os suíços (37,8 litros) e os belgas (31,5 litros).
Crescimento da produção em 2018
Após uma produção historicamente baixa em 2017, a produção mundial aumentou em 42,5 milhões de hl, estimando a OIV uma produção total de 292,3 milhões de hectolitros, próximo do nível muito elevado de 2004.
A Itália confirma a posição de primeiro produtor mundial com 54,8 milhões de hl, seguida pela França com 49,1 milhões e Espanha com 44,4 milhões.
Por outro lado, as condições climáticas foram menos favoráveis para alguns países europeus. Em Portugal (6,1 milhões de hl), o míldio e o oídio tiveram impacto na produção em 2017, o qual, no entanto, permaneceu acima da média nos últimos anos.
Pode consultar todos os dados divulgados pela OIV aqui.
Ver também:
Produção mundial de vinho bate recorde: 292,3 milhões de hectolitros em 2018
Agricultura e Mar Actual