A Atlas, mediadora de seguros, passa a subscrever riscos agrícolas em nome da Sompo International, especializada em seguros e resseguros. A gigante japonesa é detentora de uma situação financeira sólida e integra um grupo financeiro com activos superiores a 100 mil milhões de dólares.
A parceria entre a Atlas e a Sompo é estabelecida através da plataforma de seguros agrícolas, AgriSompo, e garante uma oferta de apólices de seguros agrícolas tradicionais e soluções de risco adaptadas às necessidades da agricultura e dos agricultores portugueses. A Atlas e a AgriSompo pretendem fazer chegar ao mercado nacional novos produtos, tais como seguros pecuários e florestais para risco de incêndio.
“Esta é uma parceria inédita, com soluções inovadoras e alternativas ou complementares à oferta disponível em Portugal. A Atlas passa, deste modo, a subscrever seguros agrícolas, com a chancela da Sompo, tornando-se assim na primeira MGA agrícola da Península Ibérica e uma das primeiras na Europa”, destaca Frederico Bernardino, CEO da Atlas.
Região dos Vinhos Verdes tem a maior apólice de seguro agrícola em Portugal
Em consequência desta parceria, a carteira de clientes da Atlas conta já com a apólice da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a maior apólice de seguro agrícola em Portugal que cobre 61 mil parcelas de terreno, mais de 16 mil hectares pertencentes a 15 mil produtores na região.
“Disponibilizamos soluções de risco à medida de cada agricultor e em sintonia com as necessidades reais da agricultura portuguesa. Pretendemos garantir que os agricultores estão protegidos e contrariar a tendência que se verifica, em Portugal, de não se fazer seguros no sector agrícola”, adianta Frederico Bernardino.
Em Portugal, menos de 10% da área cultivada está abrangida por apólices de seguro. Com muitos agricultores desprotegidos, esta é uma realidade que a Atlas e a AgriSompo gostariam de contrariar.
A experiência técnica e tecnológica e a equipa de especialistas da plataforma japonesa asseguram uma vasta rede de recursos a nível global, o que permite responder às necessidades específicas dos negócios agrícolas a nível internacional.
A AgriSompo subscreve riscos nos principais mercados agrícolas mundiais, entre os quais os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e ainda na América do Sul, o que representa um portefólio com um volume de prémios superior a mil milhões de dólares (30 vezes superior ao mercado segurador agrícola português).
Agricultura e Mar Actual