O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina, anunciaram a intenção de pedir na próxima segunda-feira, 17 de Julho, em Bruxelas, no Conselho de Agricultura, duas medidas para aliviar a difícil situação de seca que afecta Portugal e Espanha.
Uma das medidas pedidas será a autorização para aumentar até 70% a antecipação das ajudas directas da Política Agrícola Comum (PAC), avança o portal espanhol Agrodigital.
O adiantamento fixado na normativa comunitária é de 50%, pelo que “é provável a permissão desta medida, tendo em conta que também se autorizou em 2015 e 2016 devido à situação de crise do sector agrícola e pela falta de liquidez dos produtores”, realça a mesma fonte.
Menos chuva
De realçar que as chuvas acumuladas no ano hidrológico até meados de Junho foram 50% a 75% mais baixas que as do ano normal nas principais áreas agrícolas de Espanha e de 74% cento em Portugal.
A segunda medida diz respeito a uma autorização para a derrogação no pagamento verde que permita aos agricultores utilizar terras em pousio para pasto durante o período no qual esta prática é proibida.
Agricultura e Mar Actual