O Porto de Lisboa, no âmbito da celebração do 135º aniversário, vai receber o GreenPort Congress & Cruise, uma conferência internacional dedicada à sustentabilidade e inovação, que decorrerá de 18 a 20 de Outubro.
A escolha do anfitrião para o evento internacional foi anunciada esta semana pelo director executivo da Mercator Media, Andrew Webster, adiantando que “aguardamos com expectativa a importante visão e o conhecimento que o Porto de Lisboa trará para a conferência”.
O presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, considera que “acolher o GreenPort Congress & Cruise em Lisboa é uma oportunidade única de olhar o futuro dos portos e do shipping em matéria de sustentabilidade e inovação, reunindo players internacionais para discutir e partilhar boas práticas em áreas emergentes e mostrar a experiência nacional na transição para um ecossistema portuário mais verde, digitalizado e descarbonizado”.
Temas em debate
Explica o Porto de Lisboa em comunicado de imprensa que a conferência deste ano vai cobrir várias temáticas, incluindo as Alterações Climáticas, o Green Bunkering, os recursos renováveis Offshore, a Eficiência Energética, a Gestão de Resíduos e a Economia Circular.
Terão ainda lugar na agenda tópicos como os Portos Neutros em Carbono, o Crescimento Azul, a Digitalização e a Inovação, além de Desenvolvimento das Infra-estruturas, abrangendo os segmentos de carga e cruzeiros.
O objectivo da GreenPort Congress & Cruise passa por impulsionar os portos e terminais a reduzirem a sua pegada de carbono, reforçando o compromisso no combate às alterações climáticas e investindo na transição energética e digital, factores fulcrais para o seu sucesso no futuro.
O Porto de Lisboa, adianta o mesmo comunicado, aceitou o desafio lançado pela Mercator Media e ESPO (Associação Europeia de Portos) de acolher este evento para promover internacionalmente o Porto de Lisboa, transmitindo as suas experiências e avanços actuais, no âmbito da sustentabilidade.
E salienta que a realização do evento em Lisboa “surge integrada nas comemorações dos 135 anos desta vital infra-estrutura portuária enquanto importante Gateway Atlântico para a Europa”.
O Porto de Lisboa acolhe cerca de 1.700 navios por ano posicionando-se como o terceiro maior porto do País. Os seus 15 terminais, que movimentaram mais de 11 milhões de toneladas em 2022, oferecem uma rede de ligações com os principais portos mundiais, por permitir receber diversos tipos de cargas, nomeadamente, contentores, granéis líquidos e granéis sólidos e carga fraccionada. O terminal de cruzeiros recebeu em 2022 cerca de 500.000 passageiros e 327 escalas.
Agricultura e Mar