Durante o último ano, as estatísticas do mundo financeiro mostraram que o investimento online e as operações com activos financeiros foram as actividades preferidas e com os melhores resultados. Segundo alguns especialistas, em matéria financeira, o ano 2020 termina em alta devido às grandes contribuições, em termos de liquidez, para fazer frente à pandemia provocada pela Covid-19.
Em muitos países, a abertura de novas contas de clientes mostrou a importância que ganhou o investimento na bolsa. Por exemplo, em empresas como a do Elon Musk (a famosa Tesla) a receita total cresceu 39%, face ao ano anterior, no terceiro trimestre do ano passado e suas acções subiram mais de 700% durante o 2020.
Ao mesmo tempo e entre as melhores opções para investir, o Bitcoin continuou a defender o seu lugar, o ouro permaneceu firme enquanto o investimento no mundo agrícola ganhou terreno.
Investimentos no mundo da agricultura
Para fortalecer ou garantir seus activos, alguns investidores voltaram seus olhos para o sector agrícola. É uma realidade que a demanda, tanto por alimentos quanto por biocombustíveis, não conhece pausas. Os avanços tecnológicos nessas áreas permitem obter retornos muito bons dos investimentos realizados.
Além disso, embora muitos não saibam, investir na agricultura tem os seus impactos positivos. Além de promover a produtividade agrícola, reduz a fome no Mundo e favorece a sustentabilidade ambiental (sempre e quando todo o processo respeite o meio ambiente e elimine qualquer tipo de impacto negativo).
Algumas chaves para investidores que estão a começar
Devemos dar atenção especial na análise da produção actual e aquela que corresponde à produção futura, porque pode haver diferenças de desempenho devido a diversos factores, como:
• A densidade da plantação, que pode não ser a ideal.
• Práticas de manejo das safras.
• A fase do ciclo de produção em que se encontram as plantações.
• As consequências de qualquer fenómeno externo, como os meteorológicos, na produção.
Também deve estar atento aos preços, pois, em comparação com outros sectores, o preço dos produtos agrícolas pode ser volátil e as causas poderão ser:
• Devido a atrasos no ciclo de produção.
• Devido à superprodução.
• Devido às condições meteorológicas.
• Devido a pragas.
• Devido a conversão de terras agrícolas em projectos imobiliários.
Por que é importante ter uma carteira de clientes diversificada?
É imprescindível analisar a carteira de clientes periodicamente, não só para rever a rentabilidade real de cada um, mas para entender as perdas ou benefícios que tem obtido.
Manter a diversidade numa carteira de clientes expande os mercados e ajuda a manter o equilíbrio. Diz-se que uma carteira de clientes está equilibrada, quando 20% dos clientes geram cerca de 80% da facturação do negócio.
Outras considerações ao investir na agricultura
Dentro do sector agrícola, existem várias alternativas a seguir para quem procura investimentos rentáveis. Há quem prefira ficar atento aos movimentos do mercado das culturas mais tradicionais como as hortaliças (produtos valorizados no mercado pela sua rentabilidade e procura regional) mas também há quem prefira esperar por produtos muito mais inovadores por alguma vantagem em particular. Um exemplo está em Espanha, cujos produtores passaram a levar em conta certos produtos que antes não faziam, devido à alta demanda global, como abacate e soja.
Em suma, o cultivo agrícola ocupa o segundo lugar no ranking mundial das commodities mais produzidas, atrás apenas da energia (petróleo bruto e derivados), que ocupa 76% nos mercados financeiros internacionais.
A verdade é que este sector tem um futuro promissor, por uê? Porque a sobrevivência do ser humano estará sempre ligada ao cultivo e investir nele pode ser um grande sucesso. É verdade, sim, que existem alguns aspectos que devemos levar em consideração para investir na agricultura.
Embora seja uma área em pleno desenvolvimento, as mudanças climáticas são uma realidade que ninguém pode ignorar. A sociedade actual espera dos produtores agrícolas e dos seus inversores, uma resposta consciente em termos de sustentabilidade ambiental.
Para isso, certamente será muito necessária uma análise exaustiva, não só das commodities agrícolas que geram os melhores resultados, mas de como atenuam as consequências de seu cultivo no planeta.