Ponte de Lima foi escolhida pelo Comité de Maratona da Federação Internacional de Canoagem para acolher o Campeonato da Europa de Maratona em 2017, que se realiza de 30 de Junho a 2 de Julho de 2017.
O potencial existente em termos de condições naturais, o Rio Lima, e o investimento do Município de Ponte de Lima na criação de infra-estruturas e equipamentos de apoio, nomeadamente a obra de recuperação e remodelação do Açude do rio Lima e a ampliação das instalações do Clube Náutico de Ponte de Lima “fazem com que Ponte de Lima tenha todas as condições para acolher este evento”, diz fonte da autarquia.
A recuperação e remodelação do Açude do Rio Lima permitiu “criar melhores condições para a prática da canoagem, sendo a intervenção efectuada ao abrigo do projecto de beneficiação e recuperação ambiental das margens do Rio Lima, através de uma solução que garante a estrutura hidráulica do Açude, proporcionando condições de escoamento dos caudais. Desta forma foi introduzida uma técnica única no País, o que possibilitou concretizar uma intervenção que assegura as condições fundamentais para a prática da canoagem e para a melhoria paisagística”, acrescenta a mesma fonte.
Ser uma referência
O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, considera que Ponte de Lima reúne as condições próprias com vista à promoção e dinamização do turismo náutico. O autarca revela que “queremos que Ponte de Lima seja uma referência no panorama nacional e internacional”.
Por sua vez, a Federação Portuguesa de Canoagem comunica que “está confiante com as condições do Rio Lima e da organização do Clube Náutico de Ponte de Lima e do empenho no Município de Ponte de Lima nesta primeira organização Internacional”.
Recentemente a Federação Portuguesa de Canoagem e o Município de Ponte de Lima em colaboração com o Clube Náutico de Ponte de Lima apresentaram duas candidaturas a dois mega eventos desportivos, nomeadamente a Taça do Mundo, em 2019 e o Campeonato do Mundo de Maratonas, em 2021.
Agricultura e Mar Actual