O Município de Ponte de Sôr está representado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, para promover a sua oferta cultural e “múltiplos produtos turísticos do concelho, explanados no maior mosaico do Mundo com rolhas de cortiça, a 11ª tradicional Festa do Arroz e a 17ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto”.
O stand do Município integra o espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, no Pavilhão 1 da FIL – Feira Internacional de Lisboa, revela uma nota de imprensa da autarquia.
Há 10 anos que o Guinness World Records reconheceu o maior mosaico do Mundo com rolhas de cortiça que retrata o escritor José Saramago, exposto no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr, e um dos ex-líbris da cidade. A obra conta com mais de quatrocentas mil rolhas de cortiça, numa área de 157,12 m², e da autoria do artista albanês Saimir Strati, é uma homenagem singular ao escritor e à indústria transformadora de cortiça que marca, há décadas, a economia da região.
Os sabores e tradições estarão presentes através da promoção da Festa do Arroz, que regressa ao Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr, no dia 23 de Março, para a sua 11ª edição. Desta forma, no sábado, dia 2 de Março, os visitantes da BTL poderão degustar a receita vencedora do Concurso do Arroz-Doce 2023 e conhecer a ligação histórica de Ponte de Sôr à produção de arroz e os diversos equipamentos culturais associados a esta, como o Museu Municipal e a antiga Fábrica de Moagem e Descasque do Arroz, num convite irrecusável para uma visita.
O incentivo à criatividade literária e o gosto pela escrita entre os jovens são os objectivos do Prémio Literário José Luís Peixoto, que este ano celebra a 17ª edição, e premeia trabalhos inéditos na modalidade de poesia, em anos pares, e trabalhos de conto, em anos ímpares, acrescenta a mesma nota.
Ao vencedor é dado um prémio no valor de mil euros e a oferta de 50 exemplares da obra distinguida. De lembrar que José Luís Peixoto nasceu em Galveias, uma das freguesias de Ponte de Sôr, local onde este ano foi inaugurado um centro de interpretação dedicado à sua vida e obra, um projecto estruturante para a identificação e identidade da região.
No stand do Município, os visitantes da BTL “podem embarcar numa viagem gastronómica pelos sabores únicos do território e habilitar-se a ganhar experiências imperdíveis com o sorteio #euquerodescobrirpontedesor. A pensar nos mais pequenos, no sábado, a mascote Bolota vai percorre o recinto e participar nas actividades infantis promovidas pela Kids Route da BTL, que prometem surpreender as famílias”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar