O município de Ponte de Lima promove nos dias 27 e 28 de Fevereiro a I Feira 100% Agrolimiano, certame que visa promover todo o sector agro-alimentar do concelho, um território onde “a produção de qualidade é uma marca distintiva e um factor de promoção e atracção”, diz a autarquia.
Na Feira do mundo rural de Ponte de Lima pode encontrar a venda e exposição de Vinho Loureiro e vinhão, enchidos e fumados, leite, carne de raças autóctones, cavalos, fruta, sidra, mel, cogumelos, caracóis, e outros produtos 100% limianos. Vai ser apresentada uma mostra dos diversos produtos endógenos, de prestadores de serviços para o mundo rural, actividades equestres, workshops, showcookings, degustações, entre outros.
A autarquia, em colaboração com os parceiros deste evento, tem agendadas sessões de esclarecimento sobre “Subsídios Agrícolas RPB, MZD, MAA e Animais”, às 15 horas do dia 27, promovido pela CAP – entre Douro e Minho; segue-se a temática sobre “Bolsa Nacional de Terras” a cargo da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas do Norte. Para o primeiro dia estão ainda programados três workshops sobre “Produção de Cogumelos”, por Adelina Reis e “Produção de Mel”, por Paulo Garrido, ambos promovidos pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.
“Novas Culturas/Novas Oportunidades” é o terceiro workshop do dia, será às 18h45, da responsabilidade de Nelson Lima do Viveiro Lima.
Workshop, Pode de Mirtilos
O programa do dia 28 inclui a apresentação da “Poda de Mirtilos”, um workshop que está sob a chancela da empresa limiana Fragâncias Vermelhas. Segue-se mais um tema, sobre um produto de excelência do concelho e da região, “O Loureiro – da Viticultura à Enologia” apresentado pela Blue Wine.
Em análise estarão ainda os queijos com o tema “Queijo fresco e iogurte de leite de vaca Minhota” promovido pela APACRA – Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos de Raça Minhota.
O shwcooking sobre “Caracóis” pelo Chef Daniel Pinheiro, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural está marcado para as 16h30 de domingo, seguindo-se às 17h30 “Variedades Regionais de Macieira: Recuperando um Património Perdido”, a cargo de Raul Rodrigues, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. A temática dos workshops termina com a degustação de Sidra, pela marca Sidra Corrupia.
Com um programa abrangente, dirigido a profissionais e ao público em geral, com exposição de animais e actividades equestres, esta I Feira 100% Agrolimiano, pretende cativar profissionais, distribuidores, empresários e consumidores para a excelência do mundo rural de Ponte de Lima.
Agricultura e Mar Actual