A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) alerta para a obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, ou Citrus Greening.
Através de Edital, a DRAP Centro notifica todos os proprietários, usufrutuários, possuidores, detentores ou rendeiros de quaisquer parcelas de prédios rústicos ou urbanos, incluindo logradouros, com citrinos (limoeiro, limeira, laranjeira doce e azeda, tangerineira, toranjeira e cumquates), localizados nas freguesias dos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Anadia, para a obrigatoriedade de várias medidas de protecção fitossanitária.
Estão assim os agricultores obrigados a podar todos os ramos com sintomas, destruindo os detritos vegetais pelo fogo ou enterramento no local e a realizar tratamentos suplementares nessas árvores e zonas circundantes com produtos fitofarmacêuticos insecticidas autorizados (substâncias activas tiametoxame ou imidaclopride).
A DRAP Centro realça que é proibido o movimento de qualquer vegetal ou parte de vegetal de citrinos – ramos, folhas, pedúnculos (excepto frutos) desse local e zona circundante até a praga ser dada oficialmente como erradicada do local.
Caso sejam observados sintomas em plantas de citrinos deverão contactar imediatamente a DRAP Centro. O não cumprimento das medidas de protecção constitui contra-ordenação.
A doença
A Trioza erytreae (Del Guercio), ou psila africana dos citrinos, é um insecto considerado de quarentena para os citrinos (limoeiro, limeira, laranjeira doce e azeda, tangerineira, toranjeira e cumquates) e outros hospedeiros pertencentes à família das Rutáceas, provocando estragos muito graves.
Este insecto é vector da bactéria causadora da forma africana da doença conhecida como Citrus Greening (Candidatus Liberibacter africanus Jagoueix, Bové & Garnier), uma das doenças mais destrutivas que ocorre em citrinos. As perdas na produção podem variar de 30% a 70% ou mesmo inviabilizar a citricultura, caso não sejam tomadas as medidas de controlo efectivas.
A praga encontra-se presente em todas as freguesias do concelho de Ovar; em todas as freguesias do concelho da Murtosa; nas freguesias de Beduído e Veiros, Pardilhó e Avanca no concelho de Estarreja, nas freguesias de S. Jacinto, Glória e Vera Cruz, Aradas, S. Bernardo e Cacia no concelho de Aveiro, nas freguesias de Gafanha da Nazaré e Gafanha da Encarnação do concelho de Ílhavo, na freguesia de Gafanha da Boa Hora no concelho de Vagos e na freguesia de Arcos e Mogofores no concelho de Anadia.
Agricultura e Mar Actual
vivo na Povoa de Varzim e o meu limoeiro tem este problema. Portanto o problema já está a norte de Anadia
Hábito numa freguesia de ovar. Tenho vários citrinos, mas não identifiquei a psila. Como se manifesta? Obrigado.
Boa tarde.
Por favor, siga este link: https://agriculturaemar.com/tag/citrus-greening/
Em vários artigos tem links folhetos explicativos da doença.
vivo tambem na povoa de varzim,e o meu limoeiro tambem tem a mesma doença a psila,
Vivo na zona de Souto e tenho um limoeiro infectado com a psila sei que também já está na zona de São Martinho da gandara (oliveira de azeméis) e também já vi na zona de Milheiros de Poiares.
Qual o melhor produto para tratamento da árvore?
Boa tarde.
Por favor, pesquise no site por citrus greening ou avisos agrícolas. Alguns dos artigos têm os produtos aconselhados.
Mas existe algum produto que possa ser aplicado por quem não tem cartão de fitofármacos?
Bom dia. Sim, há vários produtos que podem ser aplicados sem o cartão. Os vendedores sabem quais são. Mas a DGVA também tem a lista de todos eles.
Tenho um limoeiro, isolado, não vejo outros citrinos perto e apareceu o ano passado. Desconhecia a doença e só este ano com o agravamento da situação confirmei ser a psila. Resido nas Caldas da Rainha.
Por favor, entre em contacto com a Direcção Regional de Agricultura da sua zona.
Boa tarde,
Resido no Murtal, a 1 km de distância da prai de s.Pedro do Estoril e todos os meus citrinos estão infetados com esta praga da Psila Africana. E o pior é que eu podo e destruo toda a vegetação infectada, para depois descobrir que mais vizinhos de mim também têm citrinos contaminados. Está a ficar muito difícil livrar-me desta praga.
Boa tarde
Hoje mesmo observei numa tangerineira que tenho no quintal, algumas folhas que indiciam tratar-se da PSILA AFRICANA. vou proceder ao corte dos ramos infetados, destruí-los pelo fogo e, se continuar, vou tentar eliminar. a praga, com uma receita de um técnico que vi na internet.
Resido em Casal Novo, na freguesia de Amor, concelho de Leiria.
Por favor comunique à sua Direcção Regional de Agricultura, ou mesmo à Câmara municipal
Sou do concelho de Anadia . Sangalhos e tenho o meu pomar, já infestado com a doença da PSILA Africana.
Sérgio Aidos (sergioaidos@hotmaol.com; 969102820)
Pois!
Também tenho o meu Limoeiro, Tangerineira, duas Laranjeiras e uma Clementineira com a mesma praga.
Rua dos Forninhos – S. Bernardo – Aveiro email phsantosl@hotmail.com
Já me apeteceu podar por baixo, mas são árvores com mais de 30 anos.
Tenho essa praga nos limoeiros, em Braga. Até hoje não sabia o que era…
Sendo uma Praga, não devia ser alertada na TV, pelo menos na RTP1, nos noticiários?Qual o papel das DRA?
Vou tentar resolver, tentar…
Moro na Póvoa de Lanhoso e detetei essa doença em limoeiros e laranjeiras.
Ouvi dizer que há um remedio que pode ser feito em casa. Será que resulta?
Provavelmente não resulta.
Aconselhamos que entre em contacto com a DRAP da sua região, ou com a DGAV.