O Ministério da Economia, através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), disponibilizou aos concorrentes da Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, os resultados da análise técnica das 25 candidaturas aceites a concurso (de um total inicial de 26) e respectiva proposta preliminar de atribuição de verbas.
Este concurso está inserido no Programa Capitalizar, que tem como objectivo o reforço das estruturas de capitais das empresas portuguesas, bem como, a melhoria das condições do financiamento das PME.
O montante global a atribuir aos Fundos de Capital de Risco seleccionados é de 98,3 milhões de euros. A estas verbas acresce o necessário co-investimento privado dos candidatos, o que “permitirá colocar à disposição das PME portuguesas, nas próximas semanas, cerca de 200 milhões de euros”, diz fonte do Ministério da Economia.
Este instrumento financeiro é dirigido ao co-financiamento de Fundos de Capital de Risco com verbas de vários Programas Operacionais do Portugal 2020 (Programas Operacionais Regionais e Compete 2020), através do Fundo de Capital e Quase-Capital (FC&QC), gerido pela IFD.
As candidaturas recebidas pela IFD foram consideradas “de mérito muito elevado, tendo vários fundos concorrentes investimento privado estrangeiro no capital. Registou-se ainda, uma procura relevante por parte de fundos especializados em determinados sectores, assim como alguns operadores de Capital de Risco associados a empresas (Corporate ventures)”, adianta a mesma fonte.
Programa Capitalizar
Sendo um dos objectivos do Programa Capitalizar alargar a oferta de soluções de capitalização no mercado, é de destacar que vários concorrentes são novos operadores, o que permitirá aumentar a diversidade das fontes de financiamento actualmente disponíveis às PME.
A decisão de adjudicação final será tomada depois de decorrido o período de audiência prévia obrigatório, momento em que será tornada pública a lista de operadores seleccionados.
Esta apresentação de resultados do concurso para Capitais de Risco vem no seguimento ao anúncio relativo ao concurso dirigido a Business Angels, em que foi proposta a atribuição de fundos num montante global de 18,3 milhões de euros.
“O Ministério da Economia colocará assim, nas próximas semanas, como previsto nos programas Capitalizar e Startup Portugal, e em linha com iniciativas como o WebSummit, mais de 200 milhões de euros de capitais próprios à disposição dos empreendedores e empresas portuguesas”, garante fonte governamental.
Agricultura e Mar Actual