Início / Agricultura / Lucro da Europac aumenta 53% até Setembro
José Miguel Isidro, presidente do Grupo Europac

Lucro da Europac aumenta 53% até Setembro

O conselho de administração do Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa, SA) aprovou os resultados correspondentes ao terceiro trimestre de 2016. A empresa registou um resultado líquido entre Janeiro e Setembro de 32,0 milhões de euros, o que representa um aumento de 53,1% em relação aos 20,9 milhões de euros registados no mesmo período de 2015.

A empresa está presente em todos os sectores da indústria do papel e do cartão para embalagem, da gestão integral de resíduos e a exploração florestal como fonte de matéria-prima necessária para o fabrico de papel reciclado e kraftliner nas suas instalações em Espanha, França e Portugal. Mas também na produção de placa de cartão e caixas como produto final. A empresa também possui uma potência instalada de 153 MW para satisfazer a procura de energia necessária para o processo de produção de papel.

Num contexto de vendas consolidadas estáveis, o EBITDA somou 89,9 milhões de euros, um avanço de 10,2% face os 81,5 milhões registados há um ano. De destacar a subida da margem de EBITDA em 14,9%, ou seja, 1,4 pontos percentuais acima dos 13,5% do terceiro trimestre de 2015. O EBIT cresceu 18,5% para os 53,9 milhões de euros.

O presidente executivo do Grupo Europac, Jose Miguel Isidro, destaca que “os bons resultados da empresa são consequência das reformas estruturais implementadas nos projectos de gestão interna de carácter comercial e operacional” e acrescenta “conseguimos reduzir a nossa exposição à envolvente e depender mais de nós próprios, o que nos permite oferecer ao mercado e aos nossos accionistas uma maior certeza sobre o cumprimento dos objectivos estratégicos definidos”.

Aumento das margens

Por negócios, o EBITDA da divisão packaging alcançou os 15 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, o que representa uma subida de 92,2% face a idêntico período de 2015. A margem subiu 6,1% no terceiro trimestre, muito acima dos 2,4% obtidos no mesmo período de 2015. Estas subidas justificam-se exclusivamente com melhorias na gestão interna e na aposta em projectos que têm maior capacidade de aportar valor acrescentado aos resultados do grupo, como as embalagens com impressão de alta qualidade.

Na divisão papel, o EBITDA somou 78,1 milhões nos primeiros nove meses do ano, ligeiramente superior aos 77,7 milhões do ano passado. Este leve aumento é especialmente significativo se for levada em conta a variação do preço de venda do papel kraft e o aumento do custo do papel reciclado, ambos compensados pelo crescimento do volume de produção e das melhorias na gestão. Este último factor permitiu que a margem subisse 15,6%, em relação aos 15,1% do mesmo período de 2015.

Recomendações de investimento

Dos 12 analistas que acompanham com regularidade a empresa, dez recomendam comprar. A média das avaliações aponta para um preço-alvo de seis euros por acção, o que supõe um potencial de valorização de 24% sobre a abertura do mercado de hoje. Neste contexto e com os actuais níveis de cotação, é de salientar a atractiva rentabilidade por dividendo da empresa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.