A empresa portuguesa Plantit – Hortas & Jardins Ecológicos marca o seu sexto aniversário com o lançamento de uma nova aplicação gratuita com informação prática para cultivar uma horta em casa.
O objectivo desta aplicação é facilitar a experiência de ter uma horta biológica em casa, através da disponibilização de informação e dicas práticas sobre como cultivar alho francês, rúcula, coentros, salsa, morangos, entre muitas outras variedades de hortícolas e aromáticas, de forma a difundir as práticas da agricultura urbana em Portugal.
A aplicação ensina quando, como e onde semear, plantar, colher e regar cerca de 28 variedades de cultivos. A informação disponível é exposta de forma simples, sendo de fácil compreensão para qualquer agricultor urbano, com ou sem experiência.
Nesta aplicação a Plantit ensina alguns truques para proceder à preparação de biofertilizantes, bem como métodos simples para controlo de pragas. A empresa prevê, num futuro próximo, aumentar a informação disponível referente a novas variedades e funcionalidades que promovam a interacção com o utilizador.
Esta aplicação gratuita já está disponível para os sistemas operativos Android e iOS, podendo ser descarregada para Android aqui e para iOS aqui.
Métodos ecológicos
A Plantit é uma empresa portuguesa vocacionada para a instalação e manutenção de hortas biológicas em qualquer lugar, seja com limitação de área ou mesmo na ausência de solo. Um dos objectivos da Plantit é disponibilizar meios e métodos ecológicos, simples e eficazes, para que qualquer pessoa possa cultivar os seus próprios alimentos em casa.
Um dos aspectos que distingue a Plantit é a aposta constante na investigação e no desenvolvimento, o que “resulta na concepção e produção de soluções inovadoras, diferenciadas e com qualidade. Desta forma, poderá responder a diferentes solicitações e cobrir as necessidades de cada segmento de mercado”, diz fonte institucional da empresa.
“A Plantit quer dinamizar o conceito de horta-jardim adaptada a diversos ambientes, tais como familiar, escolar, institucional e empresarial. A empresa propõe assim integrar facilmente uma horta, com alguma harmonia paisagística e ambiental, num jardim, numa varanda, num terraço ou num pátio”, adianta a mesma fonte.
Integrando temáticas abrangentes no âmbito da agricultura biológica, jardinagem ecológica, alimentação saudável, e educação ambiental, a Plantit presta também serviços de aconselhamento e formação-acção, de acordo com o público-alvo e formatadas à medida das necessidades.
Como nasceu
A Plantit foi criada em 2010 por Susana Caseiro. Filha de agricultores, a engenheira biológica quis partilhar a paixão que nutre desde muito jovem pela agricultura e assim dar a possibilidade a qualquer pessoa de ter uma experiência única, divertida e gratificante.
O contacto com o meio urbano teve início aos 18 anos quando foi estudar para Braga. Desde aí sempre procurou estar em contacto com a natureza e com o cultivo de diversas plantas. Mais tarde acabou por instalar uma pequena horta-jardim no relvado de cerca de 30 metros quadrados que tinha em casa e onde aplicou as práticas da agricultura biológica. Foi nesta altura que começou a pensar no assunto como uma oportunidade de negócio e, incentivada por amigos e familiares, acabou por se dedicar a esta área e fundou a Plantit.
Agricultura e Mar Actual