Início / Agricultura / Plano de Desenvolvimento Agrário de Valença prevê criação da sub-região vitivinícola do Minho Atlântico

Plano de Desenvolvimento Agrário de Valença prevê criação da sub-região vitivinícola do Minho Atlântico

A Câmara Municipal de Valença apresentou as linhas mestras do Plano de Desenvolvimento Agrário do Concelho, ontem, 3 de Outubro, nos Paços do Concelho. Um Plano a desenvolver até 2029.

O incentivo ao associativismo agrícola, a criação de um serviço de apoio à produção agropecuária, a criação da sub-região vitivinícola do Minho Atlântico, a criação de cadeias curtas de produtos, a aposta na promoção dos produtos locais através de uma campanha de marketing territorial e a gestão da água são algumas das grandes linhas de actuação apresentadas, no plano, que a Câmara Municipal pretende implementar de imediato.

Com este Plano de Desenvolvimento Agrário “Valença terá, pela primeira vez, um instrumento rigoroso de diagnóstico do território agrícola do concelho, a identificação das prioridades imediatas de implementação, bem como as acções a desenvolver num espaço temporal projectado até 2029”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, é “necessário actuar e dar prioridade ao sector agrário de Valença”.

Este plano, realça a mesma nota, pretende “promover uma economia de base rural como alavanca para o desenvolvimento integrado do concelho”. Na parte do diagnóstico surgem identificados, em todas as freguesias, os recursos e os potenciais endógenos assentes nas actividades económicas e dinâmicas agrícola, florestal, agroalimentar e rural.

Ao longo do documento são apresentadas “as dinâmicas favorecedoras de novas oportunidades para os produtos e serviços tradicionais, assim como o incentivo à cooperação, ao associativismo e ao trabalho em rede entre agricultores, Câmara Municipal e demais actores rurais deste território”.

O plano foi apresentado pela equipa técnica que o elaborou e contou com a presença de todos os vereadores do Executivo Municipal bem como de vários presidentes de junta. Em breve a Câmara Municipal pretende fazer, também, uma apresentação pública aberta a toda a comunidade.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eurodeputado do PSD/Açores: “preço do leite tem uma estabilidade negativa”

Partilhar              O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, eleito pelo Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) denunciou …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.