O ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luis Planas, durante a apresentação da 22ª edição da ExpoOliva, destacou a força económica, social e territorial do sector do azeite em Espanha, que está presente em mais de 150 mercados internacionais, o que a torna líder mundial na produção e comercialização de azeite.
O ministro destacou que “a actual campanha é caracterizada por uma recuperação da produção, na qual voltámos aos níveis de vendas anteriores”, e pediu responsabilidade ao sector “para manter preços equilibrados e rentáveis para toda a cadeia”, avança uma nota de imprensa do executivo espanhol.
Luis Planas participou hoje na apresentação da Expoliva 2025 — 22ª Feira Internacional do Azeite de Oliva e Indústrias Afins que se realiza no Palácio de Feiras e Congressos de Jaén de 14 a 17 de Maio. Um evento que, segundo Planas, se consolidou como um ponto de encontro fundamental para o marketing global, “uma referência para o futuro do sector, também do ponto de vista da pesquisa científica, e que mais uma vez faz de Jaén a capital mundial do azeite”.
O governante espanhol reconheceu que, perante a actual conjuntura geopolítica, “devemos fortalecer o consumo, atrair novos clientes e diversificar os mercados”, destacando os benefícios que o acordo com o Mercosul trará ao azeite espanhol.
Salientou ainda as medidas implementadas pelo Ministério para melhorar a competitividade do sector a longo prazo. Entre elas, destacou o novo padrão de qualidade para o azeite e o fortalecimento dos controlos e rastreabilidade e apoio à promoção na estratégia alimentar espanhola.
Espanha tem a maior área de olival do Mundo, com 2,8 milhões de hectares, o que representa 24% da superfície total. As estimativas da campanha actual colocam a produção em 1,4 milhão de toneladas, 63% a mais que a campanha anterior e 25% a mais que a média das últimas quatro campanhas.
Espanha não é apenas líder mundial em produção, mas também em qualidade, já que 75% do azeite produzido é virgem e 41% do total é extra virgem. Além disso, na campanha passada, apesar da menor produção, as exportações de azeite atingiram um valor recorde de 6.038 milhões de euros.
Agricultura e Mar