Início / Agricultura / PlaCarvões vence Prémio Economia Circular a transformar plástico em carvão activado

PlaCarvões vence Prémio Economia Circular a transformar plástico em carvão activado

O projecto PlaCarvões “De Plásticos a Carvões Activados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos” venceu o Prémio Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo, atribuído pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Este Prémio visa disseminar e reconhecer ideias, projectos e iniciativas na área da sustentabilidade e da economia circular, implementados ou a implementar na Região Alentejo, com carácter inovador e diferenciador.

Projecto liderado pela EDIA

O projecto é desenvolvido em consórcio liderado pela EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, com a Comunidade Inter-municipal do Alentejo Central, (CIMAC); a empresa Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, (GESAMB), e a Universidade de Évora, financiado pelo Fundo Ambiental.

O Projecto PlaCarvões foi igualmente nomeado por um júri independente na categoria de Sustentabilidade dos Prémios Notáveis Agro Santander, dedicados a homenagear os empresários agrícolas que se distinguem nos domínios da exportação, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, uma iniciativa do Banco Santander que tem como media partner o Global Media Group.

Problemas provocados pelos plásticos

O consórcio PlaCarvões, atento aos problemas emergentes provocados pelos plásticos de uso único, quer na agricultura, quer no circuito urbano e ainda pela contaminação orgânica dos mesmos, desenvolveu estratégias que contribuem para a sua redução, transformando estes resíduos sujos e de mistura, em carvões activados.

Desta forma transforma-se um resíduo num produto, o carvão activado, que é muito valorizado no mercado internacional. O carvão activado é um produto com características extraordinárias de adsorção, que poderá ser utilizado em filtros de efluentes líquidos e gasosos.

Foi para impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas e ao mesmo tempo desenvolver uma solução para o problema dos plásticos na agricultura e do circuito urbano, que a equipa PlaCarvões promove esta ideia.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.