Início / Featured / Pescadores só podem voltar a capturar sardinha a 3 de Junho

Pescadores só podem voltar a capturar sardinha a 3 de Junho

A interdição de pesca da sardinha já dura desde Setembro de 2018. A proibição de pesca terminava a a 15 de Maio, mas o Governo mantém a medida para proteger o stock de sardinha, seguindo uma recomendação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar. A retoma da pesca da sardinha foi adiada para 3 de Junho.

Os pescadores contestam a data concertada entre o Governo e as organizações do sector. Mas o Ministério do Mar, liderado por Ana Paula Vitorino, diz que o objectivo é valorizar a espécie, concentrando a pesca nos meses de maior consumo de sardinha.

Portugal e Espanha chegaram este ano a um acordo que limita a pesca de sardinha a 10.799 toneladas, em conjunto. Os pescadores dizem que é pouco e querem uma quota de 15 mil toneladas.

O primeiro período de autorização de captura arranca a 3 de Junho, com um limite que deverá rondar as cinco mil toneladas. O valor para a segunda fase só será definido, depois de ser reavaliado o stock de sardinha.

Pescadores em desacordo

O presidente da Apropesca — Organização de Produtores de Pesca Artesanal, com sede em Póvoa de Varzim, mostrou-se de acordo com a proibição da pesca de sardinha pequena em algumas zonas do País, mas criticou a redução da quota global da captura da espécie.

Carlos Cruz disse à Lusa que “há zonas onde foram detectados muitos juvenis, e compreendemos que é preciso proteger essa sardinha pequena, mas a descida da quota é muito complicada para o sector. Temos feito tantos sacrifícios que já não podemos ceder mais. Quase que mais vale parar as embarcações”.

O Despacho

Segundo um despacho publicado em Diário da República, o início da pesca da sardinha foi adiado para 3 de Junho, e além da descida de quota anual de 12 mil para 10.799 toneladas, ficou determinada a proibição de captura de sardinha pequena, mas com tamanho comercial admissível, entre o Norte de Aveiro e o Sul da Figueira da Foz, na zona Norte e Centro do País, e entre Cacela e Vila Real de Santo António, no Algarve.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.