Início / Agricultura / Pêra Rocha a caminho da Colômbia ainda este ano

Pêra Rocha a caminho da Colômbia ainda este ano

Portugal e a Colômbia assinaram o acordo bilateral que vai permitir a exportação de pêra nacional a partir da próxima campanha de produção, que terá início ainda no corrente ano.

As negociações entre a Autoridade Fitossanitária Nacional (a DGAV), e a Autoridade Fitossanitária da Colômbia, (Instituto Colombiano Agropecuario), para o estabelecimento dos requisitos fitossanitários para a exportação de pêra portuguesa para a Colômbia, foram concluídas com sucesso, abrindo desta forma mais um mercado externo aos produtores nacionais, diz o Ministério da Agricultura.

Para o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, “este é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no sentido de continuar a promover a internacionalização do sector hortofrutícola, um sector que atingiu o nível da excelência, ganhou dimensão e apresenta-se nos mercados internacionais em condições de competitividade extraordinárias”.

Fruit Logistica espelha competitividade portuguesa

Capoulas Santos, que visitou a Fruit Logistica em Berlim, afirmou que “a representação dos produtores nacionais, integrados na Portugal Fresh, é bem o espelho dessa competitividade”, considerando “notável o salto que foi dado ao nível da inovação, do marketing e da capacidade de resposta dos produtores às exigências qualitativas, mas também quantitativas, dos grandes clientes internacionais”.

Antecipando este acordo, decorreu no mês de Janeiro o pré-registo das Centrais Fruteiras e dos produtores que tenham interesse neste mercado. Foram recebidos pedidos de registo de 15 centrais fruteiras e de cerca de 1.000 unidades de produção de pêra rocha.

A DGAV e as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas vão agora implementar o Plano de Trabalho para a Exportação de Pera, para o sucesso do qual a participação activa das organizações de produtores será determinante.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.