O Município de Penedono volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2017, a maior feira de turismo do País a decorrer entre 15 e 19 de Março, na FIL – Parque das Nações, com uma forte aposta na promoção dos produtos endógenos e na identidade histórica e cultural da região.
Depois do sucesso alcançado no ano passado, Penedono regressa à 29ª edição da BTL para apresentar e promover os grandes eventos culturais e turísticos que integram o calendário anual do município, com o objectivo de se afirmar como um destino turístico claramente temático e diferenciador.
Segundo o presidente da autarquia, Carlos Esteves, “cada vez mais, a divulgação de um território é essencial para a consolidação da sua identidade e para o estimular do desenvolvimento económico-social local, e é neste contexto que se enquadra a presença neste que é o maior evento de turismo em Portugal”.
Integrado na área de exposição da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e da Comunidade Inter-municipal do Douro (CIMDOURO), o Município de Penedono aposta na divulgação de alguns dos produtos de excelência do concelho, como o azeite, os enchidos, o queijo, o mel, os cogumelos, a doçaria regional, sem esquecer a saborosa castanha de Penedono que será assada na hora, num assador típico e oferecida aos visitantes.
Feira Medieval
Paralelamente, um dos momentos de destaque dos cinco dias do evento será o lançamento do da Feira Medieval, o maior evento do concelho, que em conjunto com a apresentação pública do vídeo promocional do município, pretende reforçar a identidade e a essência desta vila medieval. “Há algum tempo a esta parte concluímos que Penedono teria que se especializar em segmentos de mercado muito específicos, e nesse sentido, tem sido feita uma aposta na criação do conceito de um Reino Imaginário que viesse a recriar a sociedade medieval”, afirma Carlos Esteves.
O stand do Município contará ainda com um atelier de “Trabalhos em Junça”, cujo artesanato foi recentemente reconhecido a nível nacional com a respectiva certificação, a actuação dos sons tradicionais do Grupo de Concertinas “Terras do Magriço” e dos ritmos medievais dos “Jograis do Magriço”. Os participantes da BTL podem ainda visitar uma réplica do Castelo, um dos principais ex-líbris de Penedono.
Com um programa variado, o Município de Penedono pretende mostrar que é um destino para descobrir nas quatro estações do ano e convidar todos a visitar esta terra especial.
Penedono, outrora Pena do Dono, é considerada uma das mais belas vilas de Portugal. Localizada nos derradeiros limites da Beira e a um passo dos socalcos da Região Demarcada do Douro, a vila medieval de Penedono domina imponente, uma paisagem de contrastes fortes e impressionantes.
Com cerca de 1.000 habitantes, a vila de Penedono é sede de um município com 133,71 km² de área e 2 952 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias: Antas e Ourozinho, Beselga, Castainço, Penedono e Granja, Penela da Beira, Póvoa de Penela e Souto.
Agricultura e Mar Actual